Vereador defende tarifa zero no transporte coletivo em Nova Odessa

Oseias usou a tribuna na sessão da Câmara para defender que a proposta seja implantada ao menos aos finais de semana
Visualize fotos

O vereador Oseias Domingos Jorge defende a gratuidade no transporte coletivo em Nova Odessa, estendida a todos os usuários. O assunto foi tema de indicação e também foi abordado pelo vereador na sessão da Câmara desta segunda-feira (13/09).

Atualmente, a tarifa integral do transporte coletivo urbano em Nova Odessa tem o valor de R$ 5,51, sendo que R$ 3,10 são pagos pelo passageiro e R$ 2,41 são subsidiados pela prefeitura.

Na sessão, Oseias afirmou que a gratuidade poderia ser concedida em etapas. “Não precisa começar de uma vez. Pode começar concedendo a gratuidade aos finais de semana”, disse.

Na indicação, Oseias destaca que a garantia ao transporte público é um direito fundamental do cidadão e que outras cidades, no estado de São Paulo, também já adotaram o mesmo projeto.

O parlamentar ainda aponta que um estudo, divulgado em 2019 pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) aponta que “a oferta de transporte público coletivo gratuito ou com tarifas reduzidas é viável na maior parte das cidades do Brasil”.

Ainda na indicação o vereador informa que, em relação a Nova Odessa, em 2019, foram transportados 429.911 passageiros, nas sete linhas do transporte coletivo urbano. Com a indicação, o vereador propõe que a prefeitura realize os devidos estudos a fim de fundamentar o projeto.

“Não estou falando de nenhum projeto que beneficia o vereador ou o prefeito. Essa iniciativa beneficia o povo e é para lutar pela população de Nova Odessa que nós devemos trabalhar”, finalizou o vereador.