Pólo Legislativo discute melhorias na Saúde da microrregião

Em reunião do Pólo Legislativo realizada na sexta-feira, 26 de junho, em Sumaré os presidentes de Câmaras discutiram melhorias na Saúde da microrregião.
Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

Em reunião do Pólo Legislativo realizada na sexta-feira, 26 de junho, em Sumaré os presidentes de Câmaras discutiram, principalmente, a necessidade de aumento dos leitos nos hospitais de referência que atendem a microrregião.

Para este serviço há uma Central Regulatória que é o órgão que gerencia e distribui as vagas em leitos para situações de alta complexidade, como tratamento de câncer, cirurgias de traumatismos e outros.

Esta Central está localizada em Campinas e dispõe poucas vagas para atender os pacientes. Porém, o Governo do Estado já anunciou que pretende mudá-la para São Paulo, o que dificultaria ainda mais o atendimento.

Dos seis municípios que compõem o Pólo (Americana, Nova Odessa, Hortolândia, Sumaré, Monte Mor e Santa Bárbara d´Oeste), secretários de quatro desta cidades se posicionaram contrários a esta mudança.

Estavam presentes na reunião os presidentes de câmaras José Mário Moraes (PMDB), de Nova Odessa; George Burlandy (PR), de Hortolândia, Rogério Malufe (PDT), de Monte Mor, Geraldo Medeiros (PT), de Sumaré; e o representante da cidade de Santa Bárbara d´Oeste Romualdo Alves de Matos. Participaram ainda os secretários de Saúde de Santa Bárbara, Fábio Luis Alves e de Hortolândia, Roney Barboza Pagotto e os diretores de Saúde Sandra Mara Cria, de Nova Odessa e Rosa Maria Sacilotto, de Americana.

Os secretários presentes comentaram a necessidade de aumentar os leitos para a região, mas ressaltaram que a construção de hospitais não é a melhor solução. “O ideal seria ampliar as vagas nos hospitais já existentes, pois isso reduz o custo, ao mesmo tempo que facilita o atendimento”, analisou Sandra Mara Cria, diretora de Saúde de Nova Odessa.

A cidade de Monte Mor passou por sérios problemas recentemente, na área de saúde. As gestantes não podiam ter seus bebês no hospital e o presidente da Câmara desta cidade, Rogério Malufe, comentou que teve que contar com a ajuda dos municípios vizinhos. “Às vezes faltam vaga ou o atendimento não é bom e as pessoas querem que se construam mais hospitais, mas no meu ponto de vista com esta integração entre os agentes políticos e técnicos podemos buscar alternativas e ampliar o que já existe”, frisou Malufe.

Samu - Outro assunto abordado foi a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nas cidades da microrregião que ainda não possuem. O secretário de Saúde de Hortolândia, Roney Baboza Pagotto, comentou que este serviço custa muito caro, porém, é o melhor meio para atender bem o paciente e ampliar a expectativa de vida das pessoas em caso de urgência e emergência.

“É muito importante a nossa união, para levar essa situação a instâncias maiores, em busca de soluções”, afirmou José Mario Moraes (PMDB), presidente da Câmara de Nova Odessa.

Os profissionais do departamento Jurídico das câmaras Nova Odessa, Hortolândia, Sumaré e Monte Mor também estavam presentes e se encarregaram de elaborar uma minuta do Estatuto para a regulamentação da entidade, formada no início deste ano. O documento será apresentado aos presidentes tão logo esteja pronto.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 31 de julho, na Câmara de Americana, quando os representantes de Saúde irão apresentar um plano de ação conjunto. Os chefes de Legislativo se comprometeram a apresentar as reivindicações ao Secretário de Estado de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Publicado por: Marineuza Lira