Autoridades de Nova Odessa visitam CCZ de Hortolândia

Vagner Barilon, Osmar Azol e Paula Faciulli estudam projeto que atenda as necessidades de Nova Odessa
Visualize fotos

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), esteve na quarta-feira visitando as instalações do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da cidade de Hortolândia. Ele esteve acompanhado do responsável pela Zoonozes de Nova Odessa, Osmar Azol, e pela médica veterinária da Prefeitura, Paula Faciulli. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do Centro naquela cidade, inaugurado em 2004 e considerado um dos mais apropriados da região. O grupo novaodessense foi recebido pelo veterinário e coordenador técnico Evandro Alves Cardoso e pelo coordenador administrativo, Ibraim Almeida.

Inaugurado em 2004 graças a uma parceria com o Ministério da Saúde, o CCZ de Hortolândia ocupa área de 4 mil metros quadrados, divididos em áreas para cães e gatos, animais de grande porte, porcos e administrativa, além de um moderno laboratório de análises para pesquisa de larvas de mosquitos encontrados na cidade.

O propósito de Barilon, Osmar e Paula é identificar aspectos positivos e eventuais negativos para desenvolverem o projeto de um CCZ em Nova Odessa. “Foi muito proveitoso conhecer o trabalho deles. O Centro tem inclusive um caminhão próprio para o resgate e recolhimento de animais de grande porte. Há amplas salas e centro cirúrgico que permite a castração de animais no próprio local”, observou Barilon.

Osmar Azol observou que o canil e o gatil são ventilados e recebem sol, bem como o curral e a pocilga. “Importante o sistema de ventilação e exaustor nas salas onde são guardados os materiais de apoio para as atividades. Todo o CCZ de Hortolândia oferece excelentes condições, tanto para os animais recolhidos quanto para os trabalhadores”, disse ele.

A veterinária da Prefeitura de Nova Odessa observou o fato de o local estar em área afastada, portanto longe da área urbana. “Isso não provoca incômodo à população e garante melhores condições de abrigar os animais resgatados”, contou.

Barilon, Osmar Azol e Paula Faciulli devem, agora, indicar ideias ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB).

Publicado por: Assessoria de Comunicação