Solicitado intérprete de Libras no Setor de Saúde

Vereador Tiãozinho fez requerimento à Prefeitura
Visualize fotos

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (SDD), está requerendo que a Administração Municipal volte a ter um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Rede Municipal de Saúde, para atendimento aos pacientes surdos. Esta semana o parlamentar pelo Partido Solidariedade teve aprovado requerimento solicitando informações da Prefeitura a respeito do assunto.

Em 2013, Tiãozinho levantou a questão e recebeu a confirmação que havia um profissional com nível superior em Pedagogia e especialização em Libras, atuando na Saúde, para prestar auxílio em atendimentos e consultas médicas. Entretanto, a informação oficial é que o servidor não trabalha mais na Rede Municipal de Saúde. “É importante termos uma pessoa disponível, para atender as pessoas com deficiência auditiva”, frisa Tiãozinho.

O vereador lembra que é obrigação dos órgãos da Administração Pública garantirem às pessoas surdas o tratamento diferenciado, por meio do uso da linguagem específica por servidores capacitados para a função. “Estamos lutando, com isso, por um atendimento mais humanizado a essas pessoas”, completa. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nova Odessa possui atualmente cerca de 240 deficientes auditivos.

No ano passado deficientes auditivos puderam acompanhar, de modo inédito e pleno, as sessões da Câmara. O vereador Tiãozinho sugeriu e o presidente Vagner Barilon (PSDB) autorizou, comparecendo nos dias 23 e 30 de setembro a pedagoga Priscila Paula da Silva Pereira, para traduzir os trabalhos dos vereadores na Língua Brasileira de Sinais. Desde 2006 o Legislativo de Nova Odessa tem um telefone para surdos, que fica disponível na recepção.