Câmara cria funções e dá adicional a vigias

Projetos da Mesa Diretora foram aprovados esta semana
Visualize fotos

Dois projetos de autoria da Mesa Diretora da Câmara foram aprovados na sessão plenária realizada esta semana, ambos dizendo respeito à estrutura e o funcionamento da Casa de Leis. Um deles cria dois cargos no quadro de pessoal e o outro concede adicional de 30% para os servidores que trabalham de vigia. O presidente Vagner Barilon (PSDB) ressaltou que ambas as medidas visam à valorização dos funcionários e à melhora na estrutura da Câmara.

As duas proposituras foram votadas em regime de urgência especial na sessão de segunda-feira (26). A primeira aprovada cria e concede adicional por atividade de vigilância, correspondente a 30% do vencimento básico do servidor. A medida assegura o recebimento do adicional de periculosidade aos servidores da Casa de Leis, ocupantes do cargo de vigia.

De acordo com Barilon, o benefício está em consonância com a Lei Federal nº 12.740, de 8 de dezembro de 2012. “Este ano a Prefeitura estendeu o benefício, que era dado aos guardas municipais, para os vigias. E por uma questão de isonomia estamos concedendo o adicional”, justifica o presidente. Para cada um dos quatro atuais vigias do Legislativo será pago, mensalmente, o valor de R$ 579,71.

O outro projeto cria os empregos públicos de assessor jurídico I e contador na Câmara Municipal, de provimento através de concurso público. Com a oficialização dos cargos, futuramente o Legislativo poderá abrir concurso para o preenchimento das duas funções. O primeiro cargo, a ser ocupado por profissional com curso superior em Direito e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), servirá para auxiliar no setor Jurídico e representar a Câmara nas diversas esferas.

Com relação à segunda função, a de contador, para a qual se exige formação em Ciências Contábeis, o objetivo é permitir que posteriormente ocorra a substituição do atual profissional do setor, que em 2014 completa 70 anos e será aposentado compulsoriamente. Segundo Barilon, a criação dos dois cargos faz parte da reestruturação idealizada para a Casa de Leis, visando manter o funcionamento técnico dos trabalhos com a economia de recursos públicos.

O atual presidente já cortou cargos comissionados, reduziu despesas e agora prevê a contratação de funcionários concursados. “Essa é a última fase da reforma administrativa que imaginei quando assumi a Presidência da Câmara”, resume. No ano passado, Barilon extinguiu três cargos comissionados e alterou a forma de provimento de outro, exigindo que o ocupante seja servidor de carreira. “Queremos ter o melhor Legislativo pelo menor custo para a sociedade”, completa.