Aprovado o ‘Dia do Nordestino’ em Nova Odessa

O projeto de Lei que institui a data é da presidente Carla Lucena
Visualize fotos

O projeto de Lei 05/2017 de autoria da presidente da Câmara de Nova Odessa, Carla Lucena (PSDB), que institui no calendário oficial do Município, o Dia do Nordestino foi aprovado na última sessão ordinária, no dia 10. O evento será comemorado no dia 2 de agosto, tem como objetivo de celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos que escolheram Nova Odessa para morar.

“O nordestino representa a fibra de um povo persistente e batalhador, afinal de contas, eles representam o início de nossa história e a raiz de muitas das nossas culturas. Sem falar da cultura popular do nordeste que é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo sensacional”, comentou Carla.


Segundo a presidente, a data eleita é dia 2 de agosto, pois remete ao falecimento do músico brasileiro, Luiz Gonzaga do Nascimento, o “Rei do Baião”, que é tido como um dos grandes propagadores da cultura nordestina. “Quer uma figura mais representativa do que o Rei do Baião, que além de ter tocado e cantado apenas melodias da região, o músico homenageado sempre utilizava trajes típicos do nordeste”, ressaltou.


No Estado de São Paulo, lugar onde a população nordestina fora da região Nordeste é expressiva, a data virou a Lei em 2009 e foi criada também com o intuito de celebrar as raízes e as tradições culturais deste povo.




Publicado por: Assessoria de Imprensa