Câmara aprova reedição de Programa de Regularização de Débitos

O projeto de Lei do Executivo foi aprovado, em regime de urgência, na última sessão
Visualize fotos

Os vereadores de Nova Odessa aprovaram ontem, na 27ª sessão ordinária, em regime de urgência, o projeto de lei de autoria do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, para a retomada do PRD (Programa de Regularização de Débitos), instituído pelas Leis Nº 3.086 de 23 de março de 2017 e Nº 3.113 de 11 de julho de 2017, aos contribuintes que estão inadimplentes com o Município. A adesão ao PRD poderá ser feita do dia 03 ao dia 28 de Setembro de 2018.

“A reedição do PRD se deve em razão do programa permitir, de maneira dinâmica e flexível, o adimplemento de débitos que se encontram atrasados, tanto para pessoas físicas ou jurídicas, através de descontos sobre juros acumulados, fomentando assim significativa recuperação de crédito aos cofres públicos, auxiliando também o contribuinte interessado, que por diversas razões não puderam permanecer no programa resultando na perda do benefício”, explicou o prefeito Bill em sua justificativa do projeto.

A retomada do PRD, objetiva estimular o pagamento do débito perante o Município de Nova Odessa mediante a concessão de benefícios, nas mesmas condições dos anteriormente concedidos.

Na Lei anterior as pessoas físicas teriam anistia de 100% sobre o valor total dos juros e multas e as parcelas fixas podiam ser pagas em até 60 meses. O valor mínimo é de R$ 60,00 e o máximo R$ 80,00 cada parcela. Já para pessoas jurídicas, o desconto de 100% era para parcelas em até 12 meses no valor de R$ 200,00 cada. O desconto de 60% foi concedido com até 96 parcelas no valor igual ou maior a R$ 1.000,00 cada.

Caso o contribuinte falhe com três parcelas consecutivas, perderá os benefícios e ficará impossibilitado de reingressar no programa por dois anos. Contribuintes em dívida com os cofres da Prefeitura têm isenção total de juros e honorários advocatícios.

O Projeto contou com cinco votos favoráveis. Os votos contrários foram dos vereadores Claudio José Schooder, o Leitinho (PV), Tiago Lobo (PCdoB) e Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT).

A proposta de reeditar o PRD, instituído por lei em 2013, foi do vereador Vagner Barilon (PSDB) que teve aprovado, em abril deste ano, um requerimento solicitando informações sobre a possibilidade de um novo programa na cidade.