Poneis congratula Educação por portaria que concede férias coletivas

Medida atenderá aos anseios das famílias que buscaram a intervenção do Legislativo

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), protocolou nesta semana uma moção de congratulações à Secretaria de Educação pela expedição da Portaria n. 9050, de 14 de novembro de 2018, que concede férias coletivas aos seus servidores pelo período de 30 dias, contados de 26 de dezembro a 24 de janeiro. A medida atende aos anseios das famílias que buscaram a intervenção do Legislativo para solucionar esta questão.

“Esta é uma reclamação antiga dos pais. Com o pedido desta ampliação do calendário o afastamento das crianças das creches não vai ultrapassar mais do que 30 dias, já que os pais alegam que o período regular de férias do trabalhador não ultrapassa 30 dias e muitos não tem com quem deixar seus filhos. Então, de tanto pedir uma solução, tenho que reconhecer agora o empenho da Secretaria de Educação com a expedição desta portaria”, explicou Poneis.

A portaria concede férias coletivas aos servidores lotados nas creches, Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), em todos os empregos e funções, pelo período de 30 dias, contados de 26 de dezembro de 2018 a 24 de janeiro de 2019, ressalvados os servidores com direito a férias proporcionais.

Em 2016, esta Câmara Municipal aprovou o requerimento de autoria do Poneis, que sugeria a possibilidade de alteração do calendário das creches municipais, para que o atendimento se iniciasse na segunda quinzena de janeiro. Na ocasião, o Chefe do Executivo informou que o atendimento da demanda exigiria a ampliação de gastos com recursos humanos, o que era inviável naquele exercício.

Como alternativa, recentemente o vereador Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT) sugeriu a criação de três polos, ou seja, três unidades que não fechariam durante o recesso justamente para atender às crianças que precisam frequentar as creches, mas até a presente data não foi protocolizado ofício em resposta.

Publicado em: 05 de dezembro de 2018