Projeto de lei aprovado institui o Dia de Combate ao Câncer

Nenê Réstio defende a realização de ações de prevenção a doença

O vereador Angelo Roberto Réstio (MDB), o Nenê Réstio, teve aprovado na sessão da Câmara de Nova Odessa realizada no último dia 18 projeto de lei que institui, no calendário oficial do município, o Dia de Combate ao Câncer, dedicado à realização de ações de prevenção ao câncer.

O evento será realizado, anualmente, no dia 27 de novembro. As autoridades municipais deverão apoiar e facilitar a realização de atos públicos comemorativos do evento. “O principal objetivo desta proposição é alertar a população de Nova Odessa sobre os diferentes tipos de tratamentos e, principalmente, como evitar esta doença, considerada a segunda que mais mata no Brasil e no mundo”, defende o parlamentar.

De acordo com a propositura, fica a critério dos gestores desenvolver atividades como: estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer; promover debates, caminhadas e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às pessoas com câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das pessoas com câncer, e outros atos para a consecução dos objetivos deste evento.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 30% das mortes provocadas por câncer poderiam ter sido evitadas caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis. Segundo pesquisas estatísticas do INCA, os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são: 1. câncer de pele; 2. câncer de próstata; 3. câncer de mama; 4. câncer de cólon e reto; 5. câncer de pulmão; 6. câncer de estômago.

No âmbito federal, o Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído através da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, em dezembro de 1988. “Pretendo, através da aprovação da presente proposta, trazer esta discussão para o âmbito municipal. A data eleita – 27 de novembro - coincide com aquela fixada no âmbito federal”, afirmou Nenê Réstio. Além disso, é bem próxima das datas que o município realiza a campanha Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata). “É uma forma de englobar tudo”, frisou.

A título de sugestão, a Administração poderá realizar palestras em escolas, caminhadas, realizar mutirões de diagnóstico, panfletagem, entre outras ações correlatas. Esta não é a primeira vez que o vereador demonstra preocupação com o assunto. Em novembro de 2007 teve o projeto de lei (79) aprovado que “dispõe sobre a criação do Programa Especial de Prevenção do Câncer de Próstata”. E em setembro de 2006 apresentou a indicação que prevê a inclusão da corrida e caminhada contra o câncer de mama nos eventos em comemoração à “Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama”.

Quando estava como presidente da Câmara em 2005/2006 também conquistou junto a EMTU a Carteirinha de Identificação de Passageiro Especial (CIPE) sendo oferecidas cerca de 60 para frequentadores da Apae e 48 para mulheres mastectomizadas andarem de ônibus de forma gratuita, assim como seus acompanhantes.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2019