Câmara congratula o prefeito por discussão da causa animal na RMC

Nenê Réstio fez moção de congratulação por Câmara Temática no Conselho de Desenvolvimento

A Câmara Municipal de Nova Odessa aprovou, por unanimidade, a moção de congratulação proposta pelo vereador Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB), ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) pela criação, dentro do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), da Câmara Temática da Causa Animal. O documento foi aprovado na sessão do último dia 6.

Com a criação da Câmara Temática proposta por Bill – que presidiu o Conselho de Desenvolvimento até fevereiro –, as 20 cidades que compõem a RMC passarão a trabalhar, de forma conjunta, em ações em defesa dos animais. Com isso, os municípios poderão receber inclusive recursos financeiros, via Conselho, para a execução de projetos comuns para a proteção da população animal e combate aos problemas relacionados ao tema, como maus tratos, abandono, controle populacional, entre outros aspectos.

“A criação da Câmara Temática da Causa Animal também é muito importante porque envolve saúde pública, um assunto que deve ser adotado para prevenção do abandono e conscientização sobre os cuidados com os animais selvagens e domésticos”, afirma Nenê Réstio.

A criação da Câmara Temática foi aprovada por prefeitos que participaram da primeira reunião ordinária do Conselho da RMC em 2019, realizada em fevereiro, nas dependências da Unicamp, em Campinas. Agora, as 20 prefeituras da RMC precisam indicar um representante de cada cidade para fazer parte da Câmara Temática. Na sequência, será eleito um presidente. E após a instalação da Câmara, efetivamente, serão discutidas as demandas da causa animal na RMC. A expectativa é de que os trabalhos sejam iniciados ainda no mês que vem.

Segundo a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), a proposta de criar uma câmara específica para tratar das questões relacionadas aos animais começou a tramitar no âmbito Conselho da RMC no ano passado, por iniciativa do prefeito Bill.

Mais de 2,5 mil denúncias de maus tratos a animais foram registradas em 2018 nos 20 municípios integrantes da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em média, foram contabilizados sete novos casos de violência por dia em que as vítimas são animais. O total de casos pode ser ainda maior, já que muitos desses crimes não são notificados.

Publicado em: 19 de março de 2019