Debate vai abordar o protocolo local em casos de picadas de escorpiões

Vereadores Tiago Lobo e Nenê Réstio abordam assunto que será discutido em 20 de maio

A Câmara de Nova Odessa agendou para o dia 20 de maio uma discussão sobre o combate aos escorpiões no município. Por iniciativa de requerimento do vereador Tiago Lobo (PCdoB), aprovado na sessão desta semana, houve a convocação do agente de Zoonoses, Leôncio Neves Ferreira, e da enfermeira Paula Mestriner, responsável pela Vigilância Epidemiológica, para prestar as informações oficiais.

O Estado de São Paulo registrou, em 2018, o maior número de acidentes com escorpiões nos últimos 30 anos: um total de 30.707 casos, incluindo 13 mortes. O vereador explica que situações em Nova Odessa também preocupam, tendo em vista a contagem de 41 casos no ano passado, sendo 39 picadas consideradas ‘leves’, uma ‘moderada’ e uma dita como ‘grave’.

“Estamos convocando os técnicos para tirar as dúvidas da população e esclarecer a respeito desse assunto que tanto preocupa”, ressalta. Ainda na sessão de segunda-feira (dia 18) foi aprovado requerimento do vereador Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB), pedindo informações oficiais a respeito das ações da Administração Municipal em casos de socorro a pessoas picadas por escorpiões.

“Existe um protocolo de emergência entre Nova Odessa e a Unicamp para esses casos, incluindo as doses do soro contra o escorpião”, menciona Nenê Réstio. Conforme ele explica, o Município está inserido na lista constante da Norma Informativa nº 134 do Ministério da Saúde, que indica soroterapia no Centro de Controle de Intoxicação da Unicamp para atendimento de pacientes novaodessenses.

“A preocupação maior é com relação a idosos e principalmente as crianças, que são mais vulneráveis”, completa. Réstio quer saber também se o soro disponível no Hospital de Americana é acessível em casos excepcionais, podendo ser disponibilizado no Hospital Municipal ‘Dr Acílio Carreon Garcia’. O vereador disse ainda que pretende tratar do assunto diretamente com o prefeito Omar Najar (MDB).

Publicado em: 19 de março de 2019