Acompanhe nossas redes sociais

Recursos de Fundo Municipal podem custear ações em nascentes

Barilon estuda práticas para produção e preservação de água no Sistema Recanto

Parte dos recursos do Fundo Municipal de Preservação dos Recursos Hídricos, em Nova Odessa, poderá ser utilizada para a implantação de ações de recuperação e preservação das nascentes da Bacia do Sistema Recanto, o principal manancial de abastecimento do município. O vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), busca apoio técnico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) no projeto.

Após se reunir com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e o diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro, na última sexta-feira (dia 22) Barilon esteve com o pesquisador e especialista em produção de água Rinaldo Calheiros, no setor de Irrigação e Drenagem do IAC. A ideia do vereador envolve a Prefeitura através de parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

O objetivo é desassorear as nascentes, reflorestar o entorno delas e instalar equipamentos – do tipo Calha Parshall – para acompanhar a produção de água durante um determinado período. Também visa à recuperação das estradas rurais que permeiam a Bacia Recanto, por ser uma fonte de degradação dos recursos hídricos. “São práticas de conservação e produção de água”, resume Barilon.

Idealizado por Barilon e criado no final de 2014, o Fundo Municipal para a Preservação dos Recursos Hídricos tem a finalidade de proteger e recuperar os mananciais de interesse municipal para abastecimento público. Atualmente são mais de R$ 700 mil em caixa para desenvolver ações. “O Sistema Recanto é o manancial mais importante em Nova Odessa e o prefeito Bill deu o sinal verde para essa recuperação”, reforça.

A iniciativa busca recarregar o lençol freático e proteger os mananciais. “Temos colaborado desde o início com o Plano em Nova Odessa e vamos continuar ajudando no que for possível”, completa Rinaldo Calheiros. Com seus conhecimentos, o pesquisador vai elaborar o projeto técnico de embasamento do possível processo de licitação a ser realizado para contratar a empresa responsável pela execução das ações, com acordo e acompanhamento de equipes da Coden.


Publicado em: 28 de março de 2019

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!