Empossados os 22 novos ‘vereadores estudantes’ de Nova Odessa

Câmara sediou a sessão de posse dos alunos integrantes do projeto

A Câmara de Nova Odessa deu posse nesta sexta-feira (dia 5) aos 11 titulares e os 11 suplentes da 18ª Legislatura do programa “Vereador Estudante”. A iniciativa existente há 20 anos permite a participação de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, para discutir demandas do universo escolar e apresentá-las, na forma de Indicações, para posterior encaminhamento à Prefeitura.

Criado em 1999, o “Vereador Estudante” tem objetivo de despertar o senso crítico dos alunos, ensinando os direitos e deveres enquanto cidadãos, além de mostrar como funciona os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Dois representantes de cada unidade são escolhidos para trabalhar a favor da comunidade escolar, a exemplo do que ocorre com os vereadores eleitos pelo voto popular.

Os ‘vereadores estudantes’ podem apresentar Indicações relativas a todos os segmentos sociais do município. Todos os documentos apresentados nas sessões serão encaminhados para a Administração Municipal, seguindo os mesmos trâmites das proposituras dos parlamentares da Casa de Leis. Os temas apresentados devem ser discutidos previamente nas escolas, por meio de assembleias.

O vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), conduziu a sessão de posse dos integrantes do projeto, contando ainda com as presenças da secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, do chefe de Gabinete da Prefeitura, André Faganello, que esteve representando o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, e dos vereadores Tiago Lobo (PCdoB) e Ângelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB).

Após a execução dos Hinos Nacional e de Nova Odessa, os participantes fizeram o Juramento de Compromisso do Mandato e foram oficialmente empossados, recebendo os diplomas de certificação. “Esses jovens foram escolhidos pela amizade e confiança que têm em cada escola”, destaca a secretária. “Poderão trazer assuntos importantes para discussão através do programa”, acrescenta Claudicir Picolo.

“Nova Odessa ganha mais 22 ‘olhinhos’ para ajudar a governar a cidade”, ressalta o chefe de Gabinete. André Faganello se comprometeu a levar as demandas até a Prefeitura. “São lideranças dentro da comunidade escolar e o Brasil precisa disso”, reforça. “Podem contribuir para melhorar a cidade, dentro de cada realidade vivenciada”, emenda o vereador Tiago Lobo.

“Muitos que passaram por essa experiência ímpar são hoje pessoas exemplares”, complementa o vereador Nenê Réstio. Por sua vez, Barilon lembrou que em sua época de juventude participava de grêmios estudantis. “O programa (Vereador Estudante) forma não apenas bons alunos, mas bons cidadãos”, frisa o presidente. “E ninguém melhor que eles para trazer as suas visões sobre o universo escolar”, finaliza.

As reuniões do “Vereador Estudante” ocorrerão sempre na primeira sexta-feira de cada mês, a partir das 8h30, com as portas abertas ao público e inclusive tendo transmissão ao vivo através da página da Câmara de Nova Odessa no Facebook. A próxima sessão, que terá a escolha da Mesa Diretora e o início dos trabalhos práticos, está marcada para o dia 3 de maio.

VEREADORES ESTUDANTES

Titulares:

Gabriely Oliveira Felippe – Emef “Dante Gazzetta”

Esther Lino da Silva – Emef “Almerinda Delegá Delben”

Lorena Morais dos Santos – Emefei “Vereador Osvaldo Luiz da Silva”

Mariana Rafaela Celestino de Carvalho – Emef “Professora Salime Abdo”

Maria Luiza de Souza Costa – Emefei “Professora Augustina Adamson Paiva”

Murilo Demori Rodrigues – Emef “Professora Alzira Ferreira Delegá”

Lucca Braga Coelho – Emef “Professora Alvina Maria Adamson”

Gabrielli Rosa Silva – Emef “Professora Haldrey Michelle Bueno”

Izabelle Souza Gomes – Emefei “Prefeito Simão Welsh”

Arthur Monteiro Gomes – Emef “Professora Therezinha Malaguetta Merenda”