Defendida aquisição de armas 'tasers' a guardas e agentes de trânsito

Poneis fez requerimento à Prefeitura pedindo equipamentos e parabenizou pela terceira folga

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), teve esta semana aprovado requerimento no qual pede informações da Prefeitura de Nova Odessa sobre a aquisição de armas de choque elétrico (‘tasers’) para os guardas civis municipais e os agentes de trânsito. Além disso, o parlamentar fez moção congratulando a Prefeitura pela implantação da terceira folga aos profissionais.

No requerimento aprovado, o vereador cita que existe um objetivo nacional de reduzir gradativamente os índices de letalidade nas ações envolvendo profissionais de segurança – além de guardas municipais, os policiais federais, os rodoviários federais e os rodoviários estaduais (civil e militar). A iniciativa prevê instrumentos de menor potencial ofensivo, para uso em ocasiões de menos periculosidade aparente.

Poneis cita que em 2013 a Prefeitura informou à Câmara, em resposta a requerimento, que os guardas civis municipais dispunham de bastões do tipo tonfa (um tipo de cassetete) e sprays de pimenta, sendo estudada a aquisição dos ‘tasers’. “Queremos saber se há possibilidade de comprar essas armas de choque elétrico, pra melhorar a atuação dos guardas municipais e dos agentes de trânsito”, defende.

Também houve a aprovação de uma moção de congratulações proposta pelo vereador para a Prefeitura pela implantação da terceira folga aos patrulheiros e aos agentes. Segundo Poneis, desde 2017 a Câmara vinha discutindo a concessão do benefício aos servidores que cumprem a escala 12 horas por 36. “É muito importante esse benefício aos guardas municipais e os agentes de trânsito”, completa.

Publicado em: 30 de abril de 2019