Acompanhe nossas redes sociais

Vereador sugere adoção do Programa 'Mamãe Nenê’ em Nova Odessa

Tiãozinho fez requerimento pedindo informações do programa de acompanhamento

O acompanhamento das mães e dos bebês após a alta da maternidade, até os 3 anos e 11 meses de vida das crianças. Essa é a premissa do ‘Programa Mamãe Nenê’, que o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), está sugerindo para Nova Odessa. O parlamentar teve aprovado esta semana um requerimento no qual pede informações da Prefeitura a respeito do assunto.

Tiãozinho cita que a Secretaria de Saúde de Americana possui o programa que recebe as mães e seus bebês, após a alta da maternidade e inicia o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças até os 3 anos e 11 meses de vida. As ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta de enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social.

O vereador menciona que em 2013 a Prefeitura de Nova Odessa informou, por ofício à Câmara, que não havia intenção de implantar o programa, uma vez que o Município pretendia aderir ao programa do Ministério da Saúde denominado “Rede Cegonha”, composto por um conjunto de medidas práticas no atendimento das gestantes, puérperas e crianças de até dois anos de idade.

Em 2018, a Secretaria de Saúde novaodessense informou que estava desenvolvendo o programa “Rede Cegonha”, dividido em quatro etapas: Pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico.  A informação passada ao Legislativo era que, durante as fases, as mães e crianças eram assistidas por profissionais de diversas áreas.

O vereador quer saber se o programa “Rede Cegonha” está sendo desenvolvido no município. “É um projeto muito importante e que já tivemos oportunidade de conhecer”, ressalta Tiãozinho. No requerimento encaminhado ao Executivo ele pergunta sobre a implantação de iniciativa nos mesmos moldes. “O acompanhamento das mães e bebês é fundamental para a vida futura”, completa.


Publicado em: 02 de maio de 2019

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!