Vereadores acompanham inauguração de laboratório do Instituto de Zootecnia

O presidente Barilon e o vereador Poneis estiveram em evento de aniversário do IZ

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), acompanhou a inauguração do laboratório de forragicultura do IZ (Instituto de Zootecnia) nesta segunda-feira (dia 15), junto do vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), em comemoração aos 114 anos da instituição. É um espaço para desenvolvimento de novas pesquisas nos sistemas de produção agropecuária.

O descerramento da placa inaugural foi realizado pelo diretor-geral do IZ, Luiz Marques da Silva Ayroza, pela secretária-executiva de Agricultura e Abastecimento do Estado, Gabriela Chiste, pelos dois vereadores e os secretários municipais Wagner Morais (Governo) e Edson Barros, o Nenê Gás (Meio Ambiente), os dois últimos representando o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

O novo laboratório de forragicultura ampliará a capacidade de análises do “Banco Ativo de Germoplasma”, o único em diversidade de espécies forrageiras tropicais da América Latina. A reestruturação do laboratório foi possível com o investimento de R$ 602 mil provenientes do total dos R$ 11,665 milhões – aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“A história de Nova Odessa está inteiramente ligada ao IZ, pelo fundador Carlos Botelho ter visto na cidade o potencial em sediar um instituto tão importante para a agricultura não apenas do município, da região e do estado, mas do país todo”, destaca Barilon. “A população novaodessense tem orgulho do Instituto de Zootecnia, que presta serviços importantes há tantos anos”, acrescenta Poneis.

A readequação da estrutura possibilitou modernizar os equipamentos, a estrutura civil e elétrica. Toda a atualização colabora para ampliar as parcerias com empresas públicas e privadas, no desenvolvimento de pesquisas estratégicas. O novo laboratório possibilitará ampliar a capacidade de análises dessas plantas, permitindo maior eficiência e qualidade nos resultados de novos cultivares.

Publicado em: 17 de julho de 2019