‘Vereadores estudantes’ retomam sessões e trazem novas Indicações

Alunos de projeto na Câmara fizeram a 3ª sessão do ano após férias

Vinte e um dos 22 participantes do programa “Vereador Estudante” estiveram reunidos nesta sexta-feira (dia 2) na Câmara de Nova Odessa pela 3ª sessão de 2019, após o período de férias de meio de ano. É a 18ª Legislatura da iniciativa que há 20 anos permite a participação de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, para discutir demandas do universo escolar e apresentá-las, na forma de Indicações, para encaminhamento à Prefeitura.

Os integrantes, titulares e suplentes, também aprendem como funcionam os Poderes Executivo e Legislativo. Gabrielli Rosa Silva, da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Haldrey Michelle Bueno”, pediu mais policiamento no bairro Jardim São Manoel, principalmente na época de soltura de pipas, para evitar risco de acidentes. Ela ainda pede o término da quadra da escola.

Por sua vez, Murilo Demori Rodrigues, da Emef ‘Profa. Alzira Ferreira Delegá’, solicita a pintura da unidade, enquanto a colega Esther Lino da Silva, da Emef ‘Almerinda Delben’, fez Indicação para a manutenção periódica na iluminação dos bairros Parque Klavin e Altos do Klavin, bem como sugere um ‘arrastão’ com moradores para remover itens que podem facilitar a proliferação da dengue.

Izabelle de Souza Gomes, da Emefei ‘Simão Welsh’, requer a pintura do piso da quadra, além de atividades educativas contra bullying/violência e a aquisição de livros novos para a biblioteca. Arthur Monteiro Gomes, da Emefei ‘Profa. Therezinha Merenda’, diz que é preciso consertar rachaduras em paredes de salas de aula e do pátio. “Quando chove a parede fica úmida e pinga, atrapalhando o recreio”, diz.

Estudante da Emef ‘Salime Abdo’, Mariana Carvalho reforça a necessidade da entrega da quadra no Jardim Alvorada, porque os professores de Educação Física têm de dar aula expostos ao sol e principalmente tendo em vista a proximidade dos Jogos Escolares. “Não vai dar tempo pra gente treinar se a quadra não estiver pronta”, argumenta a vereadora jovem.

Lucca Braga Coelho, da Emef ‘Alvina Maria Adamsom’, solicita melhorias na sinalização de ‘PARE’ nas esquinas da Rua Rio de Janeiro com a Natal e Vitória, no Jardim São Jorge. Já Lorena Morais dos Santos, da Emefei ‘Osvaldo Luís da Silva’, pede a “separação de brinquedos de crianças pequenas e crianças grandes” na Praça do Jardim Marajoara, “para evitar acidentes”.

Ana Carolina Lanzoni, da Emef ‘Paulo Azenha’, pede o conserto de buracos e goteiras que incomodam aulas e lazer. Representante da Emefei ‘Augustina Paiva’, Maria Luiza Costa solicita a manutenção e ampliação das áreas de lazer da escola e do Jardim São Francisco. E a presidente da ‘Câmara Jovem’, Gabriely Felippe, pede mais policiamento na entrada e saída da Emefei ‘Dante Gazzetta’, no Centro.

As reuniões do “Vereador Estudante” ocorrem na primeira sexta-feira de cada mês, a partir das 8h30, com as portas abertas ao público. A transmissão é feita ao vivo, através da página da Câmara de Nova Odessa no Facebook, e o vídeo disponibilizado em canal no YouTube, assim como as fotos são publicadas pelo Instagram. A próxima sessão do programa está marcada para o dia 13 de setembro.

Publicado em: 02 de agosto de 2019