Pedida prioridade aos idosos no atendimento da rede municipal da Saúde

Poneis encaminhou requerimento à Prefeitura sobre ‘mais agilidade’ dentro do SUS

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), teve aprovado na sessão da Câmara de Nova Odessa na segunda-feira (dia 19) requerimento em que solicita informações da Prefeitura sobre a possibilidade de adoção de medidas para dar mais agilidade ao atendimento prestado aos idosos na Rede Municipal de Saúde. O parlamentar defende que se dê prioridade à parcela mais velha da comunidade.

Poneis cita que recentemente recebeu em seu gabinete um grupo de idosas, que apresentou a seguinte sugestão, com forma de aprimorar o atendimento médico fornecido aos idosos: “a fixação de prazo máximo de cinco dias para o agendamento de consultas e a realização de exames na rede municipal de Saúde para os pacientes idosos”.

O vereador lembra que o Estatuto do Idoso fixa, como obrigação do Estado, “garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”. No caso, é assegurada a “atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A legislação garante o “acesso universal e igualitário”, em um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a “prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde”, incluindo a atenção especial às doenças que afetam mais os idosos. “Vamos tratar desse assunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para avançar na questão da agilidade do atendimento”, completa Poneis.

Publicado em: 20 de agosto de 2019