‘Vereadores estudantes’ apresentam novas demandas escolares em sessão

Alunos que integram projeto na Câmara Municipal realizaram a 4ª sessão do ano

Dezesseis dos 22 participantes do programa “Vereador Estudante” estiveram reunidos nesta sexta-feira (dia 13) na Câmara de Nova Odessa, pela 4ª sessão de 2019. Os integrantes da 18ª Legislatura são alunos de 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, que discutem demandas do universo escolar e as apresentam, na forma de Indicações, para encaminhamento à Prefeitura.

Gabrielli Rosa Silva, da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Haldrey Michelle Bueno”, pediu uma “sala de robótica e experimentos científicos com internet disponível”, para pesquisas dos alunos e professores. Já Murilo Demori Rodrigues, da Emef ‘Profa. Alzira Ferreira Delegá’, solicitou nova cobertura para o pátio da escola, de modo a “amenizar o calor”.

Por sua vez, Esther Lino da Silva, da Emef ‘Almerinda Delben’, fez Indicação para que a Prefeitura busque junto à concessionária de transporte público adequação dos pontos de ônibus, para proteger os usuários do serviço em ocasiões de chuvas. Izabelle de Souza Gomes, da Emefei ‘Simão Welsh’, requer novas bolas para a prática de esportes, além de pintura da escola – inclusive a quadra – e salas de pesquisas na internet junto da informática, além de palestras contra bullying.

Arthur Monteiro Gomes, da Emefei ‘Profa. Therezinha Merenda’, diz que é preciso ter “novas portas de emergência” na unidade escolar, enquanto a estudante da Emef ‘Salime Abdo’, Mariana Carvalho, reforçou a necessidade de uma cobertura para o caminho da quadra e saída das crianças menores. “Quando chove elas têm que sair junto com os grandes, aí fica muita criança no mesmo lugar”, relata.

Lucca Braga Coelho, da Emef ‘Alvina Maria Adamsom’, solicitou retorno das aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e a entrega dos certificados aos que concluíram o curso no 1º semestre. Lorena Morais dos Santos, da Emefei ‘Osvaldo Luís da Silva’, citou a necessidade de reformar as calçadas do bairro Mathilde Berzin, assim como a praça e seus brinquedos.

Representante da Emefei ‘Augustina Paiva’, Maria Luiza Costa solicitou junto do suplente Elton Junior Gomes “cuidados para utilização das áreas de lazer do bairro, instalando parque para as crianças, colocando materiais necessários para utilização do que já tem, além de providenciar segurança ao local”. Por fim, a presidente da ‘Câmara Jovem’, Gabriely Felippe, pediu “mais entretenimento na Praça José Gazzetta”, que fica próxima da Emefei ‘Dante Gazzetta’, no Centro.

“Atrações e eventos que as famílias possam passar momentos agradáveis”, cita Gabriely. A jovem lembra que a praça central está em reformas e também solicitou a manutenção no sistema de iluminação nos postes próximos da escola, além de reforma no calçamento no entorno. Segundo ela, existem “pedras soltas e buracos” na calçada, que atrapalham os pais, alunos, professores e funcionários.

A sessão do “Vereador Estudante” teve, assim como as demais neste mês, a presença de uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), por ocasião do 'Setembro Verde', o período oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência. A transmissão é feita ao vivo, através da página da Câmara de Nova Odessa no Facebook, e o vídeo disponibilizado em canal no YouTube. A próxima sessão do programa está marcada para o dia 11 de outubro, às 8h30.

Publicado em: 13 de setembro de 2019