Justiça Eleitoral reforça a necessidade de cadastramento biométrico

Apenas 57% dos eleitores de Nova Odessa fizeram biometria e podem ter títulos cancelados

A Justiça Eleitoral de Nova Odessa está reforçando a necessidade dos cidadãos procurarem pelo cadastramento biométrico obrigatório, que tem prazo final em 19 de dezembro. Quem não procurar a regularização do título eleitoral através da biometria terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2020, além de sofrer uma série de restrições.

A Câmara Municipal recebeu no último dia 9 ofício da juíza eleitoral Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, contendo circular do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), Carlos Eduardo Cauduro Padin, solicitando auxílio para intensificar a divulgação sobre a revisão do eleitorado no município. Apenas 57% dos eleitores novaodessenses compareceram em cartório para realizar a revisão e, ao todo, 479 municípios paulistas passam pelo cadastramento obrigatório.

O não comparecimento do eleitor para a regularização acarreta no cancelamento automático da inscrição. Com o título cancelado, o eleitor não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em instituições de crédito mantidas pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ao para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

O intuito da Justiça Eleitoral em reforçar a campanha é de evitar o grande fluxo de pessoas próximo ao final do prazo, além de não permitir que cidadãos fiquem na condição restritiva. O presidente do TRE ressalta que para maior conforto e melhor atendimento, é necessário o prévio agendamento dos interessados, pelo site – http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3. No próximo sábado, dia 21, haverá plantão no Cartório Eleitoral de Nova Odessa, das 8h às 11h.

Publicado em: 19 de setembro de 2019