Vereadores protocolam pedidos de recursos ao Orçamento do Estado

Parlamentares entregaram ofícios durante audiência pública na Câmara de Campinas

Quatro dos nove vereadores de Nova Odessa acompanharam nesta sexta-feira (dia 11) a audiência pública sobre o Orçamento Estadual de 2020, realizada na Câmara de Campinas. A apresentação foi comandada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado. Os parlamentares acompanharam a explanação e protocolaram pedidos de recursos ao município.

Estiveram representando o Poder Legislativo novaodessense: Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio (PT); Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB); Carol Moura (PODE); e Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB). O vereador licenciado e atual secretário de Obras, Projetos e planejamento Urbano, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé, representou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB).

As audiências são oportunidade para os moradores darem suas sugestões e opiniões, apontando onde consideram melhor investir os recursos estaduais e quais são as prioridades em cada localidade, como saúde, educação, segurança, obras de infraestrutura, transporte, entre outras áreas de interesse. “É uma importante ferramenta de gestão compartilhada entre Estado e Municípios”, destaca Pelé.

Os vereadores Poneis e Professor Antônio pedem a destinação de recursos financeiros para a aquisição de um veículo adaptado a ser utilizado nos serviços de castração de animais de pequeno porte (cães e gatos) – ‘castramóvel’. “Importante para que Nova Odessa ganhe mais qualidade de vida. Cachorros e gatos são questão de saúde pública e precisamos viabilizar esse trabalho”, destaca o petista.

Poneis também solicita verba para a Prefeitura comprar um veículo apropriado ao transporte de animais, em auxílio ao Setor de Zoonoses no recolhimento de animais soltos em vias públicas. “Especialmente os de grande porte, como bovinos e equinos”, cita. O vereador ainda requer R$ 1,9 milhão para construção de nova UBS (Unidade Básica de Saúde) no Jardim São Francisco.

O parlamentar tucano lembra que o Posto de Saúde atual do bairro funciona em um imóvel alugado, mas o município dispõe de área pública para ceder. Por sua vez, Tiãozinho pede recursos financeiros para a iluminação da Rua Frederico Puke, que dá acesso ao bairro Recanto do Guarapari. “É uma antiga reivindicação dos moradores e que estamos lutando pra implantar”, detalha o vereador.

Tiãozinho também solicita recursos para a compra de uma caminhonete a ser utilizada pelo Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura. O veículo – segundo o vereador – é necessário para realizar o transporte de extintores de combate a incêndios, além do deslocamento dos servidores do departamento. O objetivo é auxiliar na cobertura dos diversos prédios públicos existentes na cidade.

O vereador emedebista ainda solicita verba para aquisição de um caminhão com carroceria de lata, de nove metros, para uso dos servidores da Vigilância Sanitária e Zoonoses da Prefeitura, nos trabalhos de combate à dengue e animais peçonhentos. “Ajudaria a retirar uma quantidade maior de entulhos nos bairros e que podem servir de criadouro de dengue”, completa Tiãozinho.

As audiências ocorrem entre 2 de setembro e 23 de outubro por 19 cidades paulistas, de todas as Regiões Administrativas e Metropolitanas. As sugestões apresentadas pela população são coletadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, podendo se tornar emendas parlamentares. Depois de apresentadas, serão deliberadas pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

Publicado em: 11 de outubro de 2019