Após sessão, os ‘vereadores estudantes’ visitam gabinete do prefeito

Alunos do projeto fizeram a 5ª sessão na Câmara e conheceram Prefeitura

Os participantes do programa “Vereador Estudante” em Nova Odessa realizaram nesta sexta-feira (dia 18) a 5ª sessão de 2019 na Câmara Municipal. Em seguida, os integrantes da 18ª Legislatura do projeto, que são alunos de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, foram até o gabinete conhecer como é o dia a dia de trabalho do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB).

Os estudantes discutem demandas do universo escolar e as apresentam, na forma de Indicações, para encaminhamento à Prefeitura. O vereador Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB), acompanhou a sessão e falou com os alunos. “Na minha época de juventude não tínhamos o (programa) Vereador-Estudante. É muito bom ver o interesse desses jovens com assuntos de toda a comunidade”, ressalta.

Gabrielli Rosa Silva, da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Haldrey Michelle Bueno”, no Jardim São Manoel, fez Indicação à Prefeitura pelo serviço de coleta seletiva no município e uma campanha de conscientização a respeito do assunto. Já Murilo Demori Rodrigues, da Emef ‘Profa. Alzira Ferreira Delegá’, pede a reinstalação de brinquedos em um espaço da escola.

Por sua vez, Esther Lino da Silva, da Emef ‘Almerinda Delegá Delben’, indicou que a que a Prefeitura viabilize a troca, se necessário, e a manutenção de placas de sinalização de trânsito. Além disso, a criação de uma lei específica para que “todo o cidadão que destruir o patrimônio público venha a realizar o ressarcimento e que o bem danificado seja restaurado”.

Pela Emefei ‘Simão Welsh’, Izabelle de Souza Gomes solicita informações sobre a existência de estudo ou projeto a respeito da possível instalação de um núcleo de atendimento psicológico na comunidade próxima ao Jardim Santa Rita 2. E Mariana Rafaela de Carvalho, da Emef ‘Professora Salime Abdo’, pede a colocação de lousas digitais em todas as escolas municipais.

Indicações – Arthur Monteiro Gomes, da Emefei ‘Profa. Therezinha Merenda’, afirma que é necessário ter uma área de lazer no Jardim Maria Helena, porque a mais próxima “fica longe do bairro”. Lucca Braga Coelho, da Emef ‘Alvina Maria Adamsom’, defende algo mais abrangente: sugere a municipalização de escolas do Ensino Fundamental 2, hoje administradas pelo Governo do Estado.

Lorena Morais dos Santos, da Emefei ‘Osvaldo Luís da Silva’, cita a necessidade de reforma do piso na creche. “O chão é muito frio e por questões de cuidados, as educadoras não podem soltar as crianças para brincar. Isso acontece muito no inverno”, conta. Ana Carolina Lanzoni, da Emefei “Paulo Azenha”, solicita a reforma do teto do pátio e sala de aula, porque está com mofo, e limpeza de calhas.

Raul Marroni Rodrigues, suplente da vereadora e presidente Gabrielly Oliveira Felippe, apresentou em nome dela um pedido de fiscalização – pelo Setor de Trânsito – na Rua Washington Luiz, em frente da Emefei “Dante Gazzetta”. Os ônibus escolares estacionam no local para embarque e desembarque dos alunos, mas carros param nas vagas e atrapalham o transporte escolar.

Por fim, a representante da Emefei ‘Augustina Paiva’, Maria Luiza Costa, solicitou junto do suplente Elton Junior Gomes que o poder público forneça mais segurança aos moradores do bairro Jardim São Francisco. Segundo ela, para “oferecer oportunidades para utilização da área de lazer que solicitamos ampliação e manutenção”.

Após a aprovação das Indicações, os jovens estiveram no Gabinete da Prefeitura. “Os vereadores fiscalizam o prefeito e ajudam a governar a cidade. Como não é possível de se estar em todas as partes o tempo todo, é uma colaboração muito bem vinda. Nesse caso, dos ‘vereadores estudantes’”, destaca Bill. A próxima sessão do programa está marcada para o dia 1º de novembro, a partir da 8h30.

Publicado em: 18 de outubro de 2019