Acompanhe nossas redes sociais

Vereadora discute a necessidade de ampliação do Cemitério

Carol Moura enviou requerimento à Prefeitura pedindo dados e sugerindo ações

A vereadora Carol Moura (PODE) teve aprovado esta semana na Câmara de Nova Odessa um requerimento no qual pede informações da Prefeitura sobre o Cemitério Municipal: como funciona o cadastro, o número de sepultados, quantas sepulturas estão vagas e a quantia de mortos por mês e ano, além dos custos para os familiares. A ideia é discutir a ampliação ou disponibilidade de novo local.

Atualmente a população do município é de 60.174 pessoas, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de julho deste ano. O requerimento da vereadora é motivo tendo em vista o crescimento populacional, que ocasiona também o aumento de óbitos. “É uma preocupação, porque o espaço do cemitério atual é limitado e não tem para onde expandir”, diz.

Carol Moura quer saber se há sepulturas provisórias, em que casos o sepultamento é por conta do município, se dentro da lei pode ser realizado o serviço através de PPP (Parceria Público-Privada) e se existem planos de ampliação do cemitério. “Talvez de fato a gente precise de uma PPP, mas é necessário saber quais os valores e se a população vai poder pagar”, pondera.

A vereadora explica que, segundo informações de especialistas, o solo do local seria úmido e a proximidade com o lençol freático é um fator limitante da expansão do atual cemitério. “Precisamos pensar em um projeto qualitativo e quantitativo, talvez como alternativa de cemitério vertical”, cita Carol Moura. O requerimento contou com pedidos de assinaturas de outros vereadores.

“Não é uma questão simples determinar uma área pra receber um novo cemitério. A qualidade do necrochorume mudou ao longo dos anos e hoje em dia uma pessoa que vem a falecer já teve uma dosagem de medicamentos muito maior que nas décadas anteriores. Contamina mais o subsolo e é preocupante para o lençol freático, o que inclusive dificulta obter licenças ambientais”, finaliza.


Publicado em: 13 de novembro de 2019

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!