Vereador volta a discutir IPTU de imóveis atingidos por enchentes

Tiago Lobo pede ações de combate pela Prefeitura e cobra isenção em imposto

O vereador Tiago Lobo (PCdoB) teve aprovados dois requerimentos para a Prefeitura de Nova Odessa esta semana, ambos tratando das enchentes que costumam atingir residências em bairros alagadiços no município. O parlamentar quer saber das ações de combate às inundações e sobre a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos imóveis afetados no Jardim São Jorge.

No primeiro requerimento, Tiago Lobo pede informações da Administração Municipal a respeito da gratuidade no IPTU de casas na Rua Niteroi e na Avenida Guadalajara, no São Jorge, que foram atingidas por enchentes. O vereador recebeu em seu gabinete alguns moradores cujas casas foram afetadas por alagamentos e externaram a preocupação com o exercício de 2019 do imposto.

“Eles alegam que houve a promessa de isenção e que os carnês de IPTU não foram emitidos”, afirma Tiago Lobo. “Com o encerramento do exercício, eles gostariam de ter a certeza da isenção concedida”, reforça. O vereador cita no documento que constam pelo menos dois protocolos feitos por munícipes na Prefeitura desde o mês de maio.

No outro requerimento, Tiago Lobo quer saber das medidas adotadas para conter enchentes em imóveis situados nas áreas alagáveis. O município possui bairros próximos ao Ribeirão Quilombo e que são alagados. “Com a proximidade do novo ciclo de chuvas, os moradores dos locais já apresentam certo receio, porque não houve investimentos da Prefeitura para combater o problema”, cita.

O vereador argumenta ainda que houve a aprovação de novos loteamentos, como o Parque Fortaleza, que tendem a aumentar a impermeabilização do solo acima do Quilombo e, por consequência, ampliar o volume de águas de chuvas que caem diretamente no ribeirão durante as chuvas. Lobo quer saber se foram exigidas ações ou obras voltadas a contenção das enchentes pelos novos empreendimentos.

Publicado em: 13 de novembro de 2019