Sugerido um Centro-Dia para ajudar pessoas com deficiência

Vereador Pelé defende unidade vinculada à Apae para ajudar cidadãos e familiares

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, é autor de um requerimento no qual pretende solicitar informações da Prefeitura de Nova Odessa sobre a possibilidade de implantação do Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, vinculada à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O pedido de informações deve ser votado na sessão da próxima segunda-feira, dia 2.

O objetivo com a instalação de um Centro-Dia é oferecer “atenção integral” à pessoa com deficiência e em situação de dependência durante o dia. “A proposta é que o local possa ser administrado pela própria Apae, uma vez que a entidade possui experiência nos cuidados e tratamento dos deficientes”, defende o vereador. “Queremos saber qual a possibilidade disso se concretizar”, afirma.

A unidade ofereceria o serviço de Proteção Social Especial para as pessoas com deficiência e suas famílias. “O atendimento ocorre durante o dia e, ao mesmo tempo, serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados”, cita Pelé. “É uma alternativa coletiva de cuidados pessoais, complementando aos cuidados das famílias”, finaliza.

Publicado em: 27 de novembro de 2019