Reforçado pedido de 'bolsões' para proteger motos em semáforos

Vereadora Carol Moura pede que a Prefeitura implante espaços livres para motocicletas

A vereadora Carol Moura (PODE) teve aprovado esta semana na Câmara de Nova Odessa um requerimento no qual solicita ao Chefe de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, a implantação de bolsões de proteção para motocicletas nas vias de semáforos de Nova Odessa. Com isso, a parlamentar reforça o pedido feito em 2017 pelo atual presidente da Câmara, vereador Vagner Barilon (PSDB).

De acordo com Carol Moura, municípios paulistas como Araçatuba, Mauá, São Bernardo e São Vicente criaram espaços livres de permanência momentânea das motocicletas durante a sinalização de farol vermelho, como forma de conferir maior segurança e proteção aos usuários até a liberação da sinalização semafórica verde. “Evita o risco de ter motociclistas parados entre os veículos”, destaca.

A vereadora diz que o tráfego de motos entre os demais veículos causa transtornos aos idosos do Clube da Melhor Idade, na Rua Heitor Penteado, na Rua Rio Branco e na Avenida Carlos Botelho, no Centro. “Ao ultrapassar a lombada pelo meio fio, geralmente em alta velocidade, os motociclistas acabam prejudicando os idosos, expondo-os aos riscos de acidentes”, descreve, no requerimento.

Segundo Carol Moura, a medida é uma maneira de proteger os motociclistas. “Recentemente tive acesso a dados mostrando que muitos atropelamentos acontecem na faixa de aceleração” explica. “Faz todo o sentido, porque a velocidade de arranque das motos é totalmente diferente dos carros e dos demais veículos. Isso influencia na hora do fluxo de tráfego”, pondera.

Em resposta a requerimento anterior de Vagner Barilon, a Diretoria de Segurança de Trânsito de Nova Odessa informou que realizaria estudos sobre a sugestão. “Em cidades como Americana e São Paulo é deixado espaço na frente dos carros, só para motos”, cita Barilon. “Muitas pessoas se preocupam quando motos passam ao lado, então tem também a questão da segurança”, completa.

Publicado em: 04 de dezembro de 2019