Vereadores acompanham lançamento da marca "Coden Ambiental"

A empresa pública de saneamento em Nova Odessa tem nova identidade visual

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) transformou a sigla pela qual é conhecida em nome fantasia e agora se chama “Coden Ambiental”. A novidade faz parte da nova identidade visual da companhia e representa o reposicionamento da empresa no mercado. A empresa municipal de saneamento é responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos na cidade e planeja transformar lixo em energia.

A nova marca e os planos para o futuro foram apresentados nesta quarta-feira (19) em evento realizado no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro, secretários municipais, quatro vereadores, representantes da Caixa Econômica Federal, de consórcios ambientais da região, conselhos e entidades assistenciais do município. Criada em 1977, a empresa completa 43 anos de fundação na próxima terça-feira, dia 25.

O diretor-presidente da Coden Ambiental agradeceu ao prefeito pelo apoio na atualização da marca e lembrou que a companhia investiu R$ 55 milhões nos últimos sete anos nos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. “Todo esse processo de transformação no leque de serviços da companhia está acontecendo com base em modelos sustentáveis de saneamento. Hoje, nós coletamos lixo e encaminhamos a um aterro em Paulínia. No futuro, queremos transformar esse lixo em gás, energia”, afirmou Ricardo Ongaro.

Para o prefeito Bill, o reposicionamento da empresa é um marco na história da cidade. “A marca nossa hoje é a marca da evolução. Estamos trabalhando para que a Coden não seja simplesmente uma empresa que trata água, distribui, trabalha no armazenamento e na preservação ambiental, mas que também gere lucro para o município. Queremos que ela traga benefícios e investimentos para Nova Odessa”, disse o prefeito, que também é presidente do Consórcio PCJ (bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Consimares (Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon, parabenizou pela nova marca e a gestão da companhia. “A Coden sempre foi reconhecida pela qualidade do atendimento e do tratamento da água. A nova marca representa esse novo momento, que exige que tratemos as questões ambientais como um todo. A Coden já fechou o ciclo da água, pois capta, trata, distribui, coleta, trata de novo e já consegue disponibilizá-la como água de reúso. O ponto seguinte é processar o lodo gerado no processo de tratamento, transformá-lo em adubo orgânico, reduzindo o passivo ambiental nos aterros seja reduzido. O novo logo reflete muito o que a Coden já fez e o que vai fazer, como plataforma de prestação de serviços para toda a região”, pontuou Barilon.

Também participaram da inauguração os vereadores Carol Moura, Elvis Garcia, o “Pelé”, e Avelino Xavier, o “Poneis”. O novo logo é composto por elemento tipográfico moderno e alinhado à excelência e à sustentabilidade, pilares de uma das marcas mais populares e respeitadas do município; e um ícone com formato de gota, que combina uma porção de água e uma folha, representando o comprometimento da companhia com o meio ambiente.

Referência - “A Coden é uma empresa de referência, por estar sempre à frente. Portanto, era necessário que sua marca acompanhasse sua trajetória de sucesso. Para absorver sua essência e seus valores e transmiti-los com fidelidade, realizamos uma extensa pesquisa e entrevistamos colaboradores importantes de sua história”, afirmou Robson Belmonte, gerente de contas da agência Estúdio Cimbre Design, empresa de Nova Odessa responsável pelo desenvolvimento da nova identidade visual.

O diretor de criação do Estúdio Cimbre, Eduardo Ferreira, destaca a essência da nova roupagem. “A nova marca da Coden valoriza a sua história de comprometimento e respeito ao meio ambiente e à população. Além disso, a projeta para o futuro e a posiciona, de maneira evidente, como a empresa moderna que é”, avaliou Ferreira. Entre as primeiras reuniões e a entrega do pacote completo, contendo a nova marca, modelos de aplicação em impressos, meios digitais, mídias sociais, veículos e placas, além do “Manual de Identidade Visual”, foram três meses de trabalho.

É o terceiro logo da Coden em 43 anos de história. O primeiro, que trazia uma estrada como elemento principal, sintetizava a missão inicial da empresa, de construir obras públicas. A segunda geração, “aposentada” nesta quarta, é uma gota d’água invertida caracterizada de operário. O personagem foi escolhido em 2004, por meio de um concurso público com a participação de alunos do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino.

No entanto, é a primeira vez que a companhia terá uma identidade visual completa, com fontes próprias para uso geral e aplicações específicas para impressos e meios digitais. “O ‘Manual de Identidade Visual’ traz todas as orientações para que a marca seja aplicada de forma correta, independentemente do suporte exigido”, comentou o diretor de criação.

A Coden é uma S/A (Sociedade Anônima) de economia mista por ações e capital fechado que tem a Prefeitura de Nova Odessa como acionista majoritária, com 99,96% das ações. A empresa foi criada por meio da lei municipal 606, de 25 de fevereiro de 1977, com a proposta de construir obras públicas municipais.

Entre as edificações feitas pela empresa estão creches, escolas, o Velório e o Paço Municipal. Em 1980, passou a ser a concessionária pública dos serviços de água e esgoto, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da Prefeitura, primeiro órgão responsável pelo saneamento da cidade, fundado em dezembro de 1967. Em janeiro do ano passado, a companhia assumiu, também, o serviço de coleta de lixo na cidade.

Publicado em: 20 de fevereiro de 2020