Vereador sugere criação de área de lazer para animais domésticos

Ponêis defende a medida como benéfica também na qualidade de vida das pessoas

Depois de buscar a implantação de uma unidade do “Castramóvel” para Nova Odessa, o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), agora sugere à Prefeitura a criação de áreas de lazer específicas para animais, em alguns lugares denominadas como “Espaço Pet”, “Cachorródromo” ou “ParCão”. Esta semana o parlamentar teve aprovado requerimento endereçado ao Poder Executivo.

Poneis cita que é cada vez mais comum no Brasil, e em todo o mundo, a implantação de locais desse tipo. Somente na cidade de São Paulo são 21 espaços exclusivos para a diversão de cães e seus tutores. São lugares gratuitos e mantidos pela Prefeitura, para realização de passeios livres. Na região, Santa Bárbara d’Oeste já possui e Americana está em vias de implantação.

Paralelamente a isso, o vereador luta para que o município tenha um veículo especialmente adaptado para a realização de cirurgias gratuitas de castração e microchipagem de cães e gatos de famílias de baixa renda. No começo do mês Poneis esteve com o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), deputado Cauê Macris (PSDB), solicitando recursos para um “Castramóvel”.

Em seguida, se reuniu com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) para discutir detalhes da possível implantação de uma unidade no município. “Os animais domésticos trazem cada vez mais benefícios na vida dos seres humanos. Por isso, buscar políticas públicas pra eles é também ajudar as pessoas a ter mais qualidade de vida”, destaca Poneis.

O líder da bancada do PSDB no Legislativo cita a recente realização de debate na Câmara sobre ações desenvolvidas pela Administração Municipal em prol dos animais. Servidores de Zoonoses e membros de entidades protetoras de animais discutiram vários temas relacionados. Com a aprovação do requerimento, na segunda-feira (dia 16), a Prefeitura tem o prazo de 15 dias úteis para responder.

Publicado em: 18 de março de 2020