Presidente e vereador fazem parte do Conselho Fiscal

O presidente José Mário Moares e o vereador Gervásio de Brito foram eleitos para a diretoria do Conselho Fiscal do Consócio PCJ para o biênio 2009-2010.

Na eleição dos membros para a diretoria do Conselho Fiscal – gestão 2009-2010 do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foram eleitos o presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB), como coordenador de Agentes de Interlocução e o vereador Gervásio de Brito como representante da Sub-Bacia de Jacuba, conhecida como Represa Recanto, captação de Nova Odessa.

Ao todo, 25 pessoas compõem a diretoria do Conselho Fiscal, com representantes de 16 cidades. O presidente do Conselho Fiscal, Sebastião Pereira dos Santos, de Campinas, foi reconduzido ao cargo. O vereador de Americana Reinaldo Chiconi assumiu como representante da Sub-Bacia do Rio Quilombo.

A reunião foi realizada na Câmara de Atibaia, na última sexta-feira (17/04), e além da eleição da diretoria do Conselho Fiscal para o biênio 2009-2010 foram apresentadas informações gerais sobre o Consórcio do PCJ, as competências do Conselho Fiscal e outros assuntos.

“Eu já atuava no Conselho Fiscal e sempre fiz um trabalho junto ao Consórcio PCJ por acreditar que esta entidade desempenha um importante papel perante a sociedade. Fazendo parte da diretoria do Conselho Fiscal espero poder contribuir para o bom andamento dos trabalhos”, comentou José Mário.

O Conselho Fiscal, como o próprio nome indica, é um órgão fiscalizador, constituído de um representante da cada município consorciado e um suplente, indicado pelas respectivas Câmaras Municipais.

Compete à diretoria fiscalizar permanentemente a contabilidade do Consórcio; acompanhar e fiscalizar, sempre que considerar oportuno e conveniente, quaisquer operações econômicas ou financeiras da entidade; exercer o controle de gestão e de finalidade do Consórcio; emitir parecer sobre o plano de atividade, proposta orçamentária, balanços e relatórios de contas em geral, a serem submetidos ao Conselho de Consorciados pelo Secretario Executivo.

“É muito importante trabalharmos nesta área. Temos que nos preocupar com a natureza e sabemos que em breve enfrentaremos problemas com a falta de água, em alguns locais este problema já existe. E temos que tomar providências antes que a situação se agrave”, frisou Gervásio de Brito.

Publicado em: 22 de abril de 2009

Publicado por: Marineuza Lira