Vereadores estudantes elegem mesa diretora

Vereadores estudantes elegeram a Mesa Diretora para 2009 composta por três mulheres.

Os vereadores estudantes, eleitos para 2009, reuniram-se na manhã desta sexta-feira (24/04) para eleição da Mesa Diretora que vai dirigir os trabalhos nesta 11ª legislatura do programa. A eleição ocorreu por aclamação dos 17 titulares e 13 suplentes que estiveram na primeira sessão ordinária realizada no plenário da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, José Mário Moraes (PMDB), que recebeu a turma no início da reunião, pediu que a sessão fosse iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Ele solicitou o máximo de respeito e postura durante a apresentação, explicou a importância desse símbolo da Pátria e comentou que, atualmente, a maioria das pessoas desconhece a letra do Hino.

Ao término da execução, ele parabenizou a turma. “Notei que vocês cantaram direitinho”, comentou. José Mário falou, ainda, sobre o posicionamento das bandeiras nacional, estadual e municipal explicando o lugar de cada uma delas. Com essas verdadeiras lições de cidadania, ele desejou sucesso a todos os vereadores estudantes, parabenizou a todos pela vitória e deixou o plenário para que a turma realizasse as votações da sua diretoria.

A vereadora estudante Thaís Palazzo Silva Campos, da EE Dorti Zambelo Calil, foi eleita presidente com 28 votos. Paloma Cardoso Alves (16 votos), da EE Dr. João Thienne e Marina Sales Arcos Galvão, (26), do Colégio Biocêntrico foram eleitas 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.

A eleição de uma Mesa composta apenas por mulheres não foi novidade. A exemplo de 2008, as representantes do sexo feminino são a maioria e provaram a união da classe ao eleger, pela segunda vez, três vereadoras para a direção dos trabalhos. A votação foi acompanhada pelas coordenadoras pedagógicas Rosemar Pascoalim Antonio e Nereide Zuanon, que também estiveram na sessão.

A sessão foi encerrada pela presidente sem a votação das indicações, devido ao término do tempo regimental previsto em duas horas de duração, no máximo, para cada reunião. Com aprovação do plenário, Thaís declarou encerrados os trabalhos e anunciou o próximo encontro dos vereadores estudantes, marcado para dia 29 de maio.

Presidência – Thaís estava nervosa ao lançar sua candidatura à presidência dos vereadores estudantes no início da sessão. “Eu me comprometo a ouvir todo mundo e dirigir os trabalhos com seriedade”, declarou. “Agora eu estou nervosa, mas garanto que vai passar”, falou ao explicar a falta de mais argumentos para convencer os colegas na hora da votação.

Ao assumir a Mesa, porém, a vereadora parecia bem à vontade na nova função. Abriu a sessão ordinária, solicitou a leitura de um trecho da Bíblia, seguiu o roteiro da sessão sem deslizes e ainda improvisou ao consultar os demais estudantes sobre a possibilidade de adiar a discussão das matérias. “Devido ao tempo regimental iremos deixar as votações para a próxima sessão. Pergunto aos vereadores se concordam com a decisão”, questionou mostrando-se confiante.

A presidente, então, concluiu os trabalhos do dia. Após, resumiu sua eleição com um sorriso. “Estou muito feliz com a nova função”, finalizou.

Publicado em: 27 de abril de 2009

Publicado por: Renata Pavan