Vereadores votam reposição salarial de servidores

Vereadores votaram e aprovaram projeto de lei do Executivo que reajusta os salários dos servidores públicos, assim como o valor da cesta básica.

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (27/04) os vereadores aprovaram, em regime de urgência, projeto de autoria do Executivo que trata sobre a revisão geral de remuneração ao funcionalismo público, na ordem de 5,92%. O reajuste é para todos os servidores, ativos e inativos, e será aplicado a partir de 1º de março, conforme data-base da categoria.

Também em regime de urgência foi aprovado projeto de lei do Executivo que dispõe sobre o reajuste do valor da cesta básica, que passou de R$ 115,00 para R$ 150,00.

As negociações foram feitas entre a Administração e o Sindicato dos Servidores e os reajustes aprovados pelos funcionários em Assembléia Geral, na última sexta-feira, dia 24 de abril.

Os três projetos que constavam na Ordem do Dia, foram retirados por pedidos de vistas dos vereadores. São eles: Projeto de Resolução da Mesa Diretora que dispõe sobre o uso da Tribuna Livre, projeto de lei de autoria do vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB), que visa prorrogar a licença-maternidade, em favor das servidoras públicas, por 60 dias. E o último, também de autoria de Réstio, que dispõe sobre a perfuração de poços para a captação de águas subterrâneas.

Na parte de Expediente, devido à extensão da pauta (14 moções e 33 requerimentos), não houve tempo hábil para a apresentação de todas as proposições. Para as últimas 21, houve sugestão para a votação em bloco, mesmo assim os vereadores do PSDB Adriano Lucas Alves e Vagner Barilon pediram vistas de cinco requerimentos, para que os mesmos pudessem entrar na próxima sessão e desta forma serem discutidos.

Congratulação - Entre as proposições discutidas e aprovadas está uma moção de Congratulação, de autoria do vereador Cláudio José Schooder (PDT) a Choperia e Pizzaria Olaria, que abriu suas portas há poucos dias. Vários vereadores se posicionaram. Enquanto alguns comentavam do barulho e incômodo causado por estabelecimentos deste tipo, outros ressaltavam a importância de novos empreendimentos no município.

Outro assunto polêmico foi referente à escola Simão Welsh, localizada no Jardim Santa Rita II. O vereador Gervásio de Brito (PDT) solicitou informações ao prefeito Manoel Samartin (PDT) sobre a implantação de cobertura na área que interliga os pavilhões. Outros vereadores lembraram que na semana anterior também houve cobrança sobre a necessidade de instalar um portão do lado do bairro Campos Verdes, para dar acesso aos estudantes. O vereador Adriano Lucas Alves (PSDB) criticou as condições em que a obra foi entregue. Em sua opinião a Administração não está valorizando nem a estrutura física, nem a humana da escola.

A aquisição e distribuição de remédios na Farmácia Municipal também foram abordadas pela bancada do PSDB. O presidente da Câmara, José Mário Moraes (PMDB), se posicionou neste requerimento e pediu para incluir alguns questionamentos, sobre a formação das atendentes na Farmácia e se as pessoas que pegam medicamento no local recebem informações adequadas.

E um outro item, foi aprovado a realização de um debate para o dia 08 de junho, às 16 horas, onde vão discutir a implantação de serviços de TV a Cabo ou de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal MMDS.

Tribuna - No final dos trabalhos, Fabiana Pascqualin Rocho, fez uso da Tribuna Livre em nome das mães que têm filhos nas creches do município. Comentou que o grupo apóia as reivindicações das ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil), para a redução de jornada de trabalho e contratação de mais profissionais, porque as mesmas estão sobrecarregadas.

Também comentou que as mães presenciaram problemas em relação às merendas escolares, a falta de material de limpeza nos estabelecimentos de ensino, assim como a necessidade de manutenção dos prédios e áreas de lazer.

Publicado em: 28 de abril de 2009

Publicado por: Marineuza Lira