Debate é considerado positivo

Vereadores e representantes do Poder Executivo discutiram, na tarde de ontem, assuntos relacionados ao setor de Merenda Escolar

O vereador Vagner Barilon (PSDB), autor do requerimento que sugeriu a realização de um debate sobre o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar, comentou que o encontro foi bastante positivo. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (27/04), entre vereadores e representantes do Poder Executivo, no Plenário da Câmara “Simão Welsh”.

O autor teve conhecimento, através da imprensa, de que o município não receberia o repasse financeiro do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do Ministério da Educação. A preocupação do vereador é que com a suspensão do repasse, a Prefeitura seria obrigada a arcar com os custos integrais da merenda escolar.

Para prestarem informações estavam presentes a responsável pelo setor de Merenda, Maria das Graças Borba; o coordenador de Educação, Assis das Neves Grillo; o coordenador geral, José Antonio Merenda e o responsável pelos convênios da Prefeitura, Ben-Hur Gomes.

Representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) não compareceram. A presidente, Vanda Aparecida de Oliveira, e a vice Adriana Cristina dos Santos, pediram desligamento de suas funções nesta segunda-feira, dia 27 de abril.

O coordenador de Educação, Assis das Neves Grillo, apresentou dados informando os valores que são repassados pelos governos Federal e Estadual e o valor que o município investe neste setor. Ele explicou, ainda, todo o trâmite de documentação e frisou que está tudo em ordem com os repasses e situação da Merenda Escolar.

Gestão – “Na discussão ficou claro que não há problema financeiro, os repasses não foram cortados”, comentou Barilon. O vereador comentou que no debate identificaram uma nova situação, com problema de gestão no processo de licitação, modalidade pregão eletrônico.

Atualmente a aquisição de produtos para a Merenda Escolar é feita por lote e, na opinião de Barilon, deveria ser por item, pois por vezes é rejeitado um item e todo o processo interrompido. “A aquisição em lote não é interessante, amarra um produto a outro”, frisou.

Merenda - Outro assunto discutido foi à falta de merenda em algumas unidades de Educação Infantil, questão levantada pelo vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB). Tanto o Assis como a responsável pelo setor de Merenda Maria das Graças Borba, informaram que não faltou merenda em nenhuma escola.

Em determinada circunstância que faltou suco, o produto foi substituído por lei, que tem valor nutritivo maior. Em outro momento, por falha de uma servidora que não solicitou com antecedência salsicha, foi feita uma troca e servido carne no lugar. “Não faltou merenda nenhum dia. Servimos ´tudo de primeira´. Existe uma preocupação muito grande por parte do Prefeito (Manoel Samartin - PDT) com as nossas crianças”, frisou Gracinha, como é conhecida.

Réstio insistiu na questão. Ele afirmou que recebeu denúncias de mães e que, inclusive, na região dos jardins Alvorada e Capuava, elas apresentaram um abaixo-assinado, pois na escola estavam servindo pão e água. “A imprensa divulgou em datas diferentes. Sabemos que teve problemas no Conselho, que teve descarte de salsichas e potes de margarinas. Admitir que houve falhas é nobreza dos senhores”, frisou.

Gracinha comentou que está no setor há 26 anos e que juntamente com a equipe trabalham com responsabilidade. “Se realmente foi servido algo diferente na merenda, isso aconteceu sem a minha autorização ou mesmo da nutricionista”, salientou Gracinha.

Publicado em: 28 de abril de 2009

Publicado por: Marineuza Lira