Autoridades apontam situações problemáticas no Trânsito e buscam soluções

Tenente José Darci Secco, autoridade de Trânsito, fala sobre o Setor em debate com os vereadores na noite desta terça-feira (05/05).

Em debate realizado na noite desta terça-feira (05/05) no Plenário da Câmara de Nova Odessa, os vereadores discutiram com o tenente José Darci Secco, autoridade responsável pelo Trânsito do município, os pontos mais problemáticos do setor.

Entre os problemas mais graves está a Rua Goiânia, no Jardim São Jorge, com alto fluxo de veículos, principalmente em função da fuga do pedágio localizado na rodovia Anhanguera e o acesso aos vários bairros de Sumaré.

Outro local é a Rua Heitor Cibin, localizada no bairro Santa Rosa, que de um lado tem tráfego intenso com desvio de semáforo e de outro alto fluxo de veículos em frente a escola Dorti Zambelo Calil. Alguns vereadores sugeriram a implantação de mão única no local.

O tenente explicou que existem dificuldades, pois mexer no trânsito não implica em mudança em uma única rua, sempre envolve outras. Outra questão é que não pode atender a reivindicação de dois ou três moradores de uma rua e sim da maioria. “É o caso das lombadas, recebo pedidos de dois ou três e depois outros pedem a retirada”, explicou.

Também foi amplamente discutido a implantação de um viaduto na ponte do Jardim São Jorge/ Picerno e a necessidade das rotatórias na entrada do Residencial Klavin, Jardim Capuava e Estrada São Gonçalo. O tenente Secco comentou que existe projeto para estas rotatórias, porém não tem prazo definido.

Ele disse ainda que alguns problemas existentes na área central serão resolvidos com a implantação do Corredor Metropolitano, como novas instalações de semáforos (ex. Rio Branco com a 1º de Janeiro), ruas que terão mão única e outras melhorias. “O trânsito da Avenida Carlos Botelho deverá ser melhor definido com a instalação do Corredor Metropolitano que irá adequar cruzamentos perigosos como a entrada do São Jorge e a passagem de munícipes próximo ao Fórum”, explicou Secco.

Os parlamentares apontaram como necessidades emergenciais a contratação de empresa de engenharia de trânsito e cursos para profissionais da Prefeitura que atuam no setor.

Os vereadores falaram de outras situações, como a implantação de ciclovias na rodovia Arnaldo Júlio Mauerberg. O tenente explicou que existe projeto dentro da revitalização da avenida Ampélio Gazzetta que contemplará esta obra. Além de melhorias na sinalização das ruas.

“Percebe-se a necessidade de estudos mais profundos”, frisou o presidente José Mario Moraes (PMDB), autor do requerimento que sugeriu a realização do debate.

Prefeito - Os vereadores pretendem marcar uma reunião com o prefeito Manoel Samartin (PDT) para a elaboração de projetos. Depois disso, os parlamentares devem buscar apoio junto aos deputados e recursos com o Governo do Estado e Federal. “Antes de pedir dinheiro temos que ter uma peça técnica, projetos”, defendeu o vereador Vagner Barilon (PSDB).

“Esse encontro foi muito importante, um momento de aproximação, de integração. Me sinto satisfeito, é um pontapé inicial. Temos que ver de que forma podemos auxiliar nesses quatro anos que caminharemos juntos”, concluiu o presidente José Mario.

O tenente Secco também gostou do resultado do debate. “Foi uma reunião bastante proveitosa. Foi possível esclarecer várias situações e algumas reivindicações apresentadas serão levadas ao prefeito. Estou a disposição dos vereadores para novos questionamentos”, frisou.

Publicado em: 06 de maio de 2009

Publicado por: Marineuza Lira