Sucen apresenta projeto que visa parceria para o controle da população animal

O vereador Cláudio José Schooder (PDT) e a coordenadora de Zoonoses, Paula Faciulli, participaram de palestra em Campinas, onde a Sucen divulga projeto piloto para o controle de animais.

O vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, esteve em Campinas na manhã da última quinta-feira (14/04) para participar de palestra ministra pelo superintendente da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), Affonso Viviani Júnior, sobre o controle da população animal. Pela Prefeitura de Nova Odessa participou a coordenadora do setor de Zoonoses da Vigilância em Saúde, Paula Faciulli.

A Sucen é órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e neste encontro teve como objetivo divulgar um projeto piloto de controle de população de cães e gatos. O intuito é trabalhar em parceria com seis cidades da região: Nova Odessa, Cosmópolis, Itapira, Pirassununga, Iracemápolis e Jaguariúna.

Este projeto consiste em três frentes de trabalho: castração, registro dos animais e conscientização da população relacionada a questão animal e ambiental. Tem como principal objetivo reduzir os problemas ocasionados pela grande população de cães a gatos existentes no município.

“A superpopulação desses animais é um problema que acontece no mundo e atinge várias áreas, como a social, ambiental, saúde e gastos públicos. E trazem conseqüências tanto para os animais como para o ser humano”, defendeu doutor Affonso, como é conhecido.

Ele comentou que cada município poderá operacionalizar as atividades da maneira que achar melhor. Para isso, é necessário traçar um plano de trabalho, os valores financeiros, com metas a serem desenvolvidas no segundo semestre deste ano. Se houver concordância, será feito um aditivo ao convênio SUS, que todo município já tem, para firmar a parceria.

Verba - A Secretaria se compromete a custear 50% dos gastos e o município assume o restante. A maior dificuldade apresentada pelos municípios é que não consta no orçamento deste ano verba para esta finalidade, as administrações teriam que remanejar. “Esse é um desafio político. Tem que negociar com o prefeito e ver se é importante para o município. Temos a perspectiva de transformar este projeto piloto em um programa da Secretaria”, informou o palestrante.

O vereador Cláudio José Schooder gostou muito do que viu, principalmente a parte em que a Secretaria do Estado pode repassar metade dos custos. Ele ficou de se reunir com a coordenadora de Zoonoses e o prefeito Manoel Samartin (PDT), para ver qual a possibilidade de Nova Odessa aderir ao projeto. “Isso seria muito bom pra Nova Odessa, iria diminuir muito os nossos problemas, vamos ver o que pode ser feito”, concluiu.

Publicado em: 15 de maio de 2009

Publicado por: Marineuza Lira