Vereadores aprovam 35 proposições nas mais diversas áreas

Vereadores aprovaram diversos requerimentos e moções, sobre vários assuntos, entre eles a utilização de microchips para o controle animais e o horario de atendimento das creches.

Entre moções e requerimentos os vereadores aprovaram na sessão camarária desta segunda-feira, 25 de maio, 35 proposições nas mais diversas áreas. Alguns dos assuntos se destacaram por um debate mais aprofundado. É o caso do requerimento do vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB) que solicita informações do prefeito Manoel Samartin (PDT) sobre a situação dos profissionais do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e do CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), devido ao encerramento da Anec (Associação Nova Educação e Cultura).

Segundo o autor, um único professor do Cras atendia 120 alunos no curso de música, o mesmo acontece com o curso de bordado. Réstio comentou que não houve concurso público para a contratação de profissionais nesta área e quer saber como ficarão os projetos de música, bordado industrial, artesanato e o coral Feliz Idade, assim como a situação destes profissionais, das máquinas e equipamentos adquiridos para os projetos.

Em outra proposição o vereador Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho, pede informações sobre a aquisição de microchips para serem utilizados na população animal. De acordo com o parlamentar, o trabalho de castração que vem sendo feito, sem a identificação não adianta.

Leitinho recebeu informação da veterinária e coordenadora de Zoonoses Paula Faciulli em junho de 2008, que a Prefeitura adquiriu 500 microchips e duas leitoras que seriam utilizados no controle da população animal da cidade. E que o departamento Jurídico estava elaborando projeto de lei para disciplinar o assunto. Com isso ele quer saber por que o referido projeto não foi protocolado na Câmara e quando o material poderá ser utilizado.

Os vereadores ainda discutiram e aprovaram requerimento de autoria de Schooder que pede informações sobre a ampliação do horário de atendimento das creches e a redução da jornada de trabalho das ADI´s (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil). A sugestão do autor é que o atendimento passe a ser feito das 6 horas às 18 horas, para melhor atender as mães, pois atualmente o atendimento é das 7 às 16 horas e neste horário muitas estão no trabalho.

O vereador Adriano Lucas Alves (PSDB) pediu para incluir na propositura o questionamento a cerca da mudança de nomenclatura das profissionais citadas para professoras.

Os parlamentares também pediram informações sobre a exigência da Prefeitura para a instalação de hidrômetros para a aprovação da planta e ainda sobre o Programa Bolsa Família. O autor deste último, Adriano Lucas Alves, quer saber detalhes, quem são os beneficiados, como funciona o cadastramento, se a Prefeitura acompanha estas famílias e outras informações.

Publicado em: 26 de maio de 2009

Publicado por: Marineuza Lira