José Mário participa do Pólo e Parlamento

Presidentes de Câmaras participaram de reunião do Polo Legislativo e do Parlamento Metropolitano na tarde desta sexta-feira (29/05). Encontros ocorreram na Câmara de Santa Bárbara.

O presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB) participou, na tarde desta sexta-feira (29/05), das reuniões do Pólo Legislativo da Microrregião de Americana e do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Os dois eventos aconteceram na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste.

Como contribuir com o Sistema de Saúde e verificar as necessidades reais da região, além de ajudar os gestores públicos a sanar as deficiências no setor foram os assuntos debatidos na reunião do Pólo. Na ocasião, os representantes de cinco, das seis cidades que compõem a entidade, também concordaram em ampliar a discussão sobre o tema e concluir a questão na próxima reunião agendada para 26 de junho na cidade de Sumaré.

Baseados na explanação do secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Fabio Luiz Alves, os presentes definiram que irão estudar melhor o tema, antes de definir prioridades. Para o presidente do Pólo, vereador americanense Cauê Macris (PSDB) devido à importância do assunto, os secretários de Saúde das cidades integrantes do Pólo devem ser convidados para a próxima reunião.

José Mário comentou que a presença dos secretários vai contribuir para o levantamento das prioridades que a região possui na área da Saúde. “Não adianta lutarmos por um determinado benefício, quando a necessidade do momento é outro. Temos que ouvir os profissionais do setor, pois são eles que poderão nos indicar o melhor caminho”, afirmou.

Também ficou definido que as assessorias jurídicas das Câmaras que integram a entidade deverão participar. “Nosso projeto é formalizar o Pólo Legislativo e elaborar seu Regimento”, resumiu Cauê.

Estiveram presentes, além dos presidentes mencionados, o chefe do Legislativo de Santa Bárbara, Anízio Tavares da Silva (DEM) e o de Hortolândia, George Julien Burlandy (PR). Ainda participaram do encontro o vice-presidente de Monte Mor; Marcos Antonio Giati, o diretor da Câmara de Monte Mor, Eduardo Roberto Lima e o vereador de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o “Kim”.

Parlamento – Após a reunião do Pólo Legislativo, os representantes de Câmaras se juntaram aos demais para a reunião do Parlamento Metropolitano da RMC. A entidade congrega os presidentes das 19 Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Campinas. O objetivo da reunião, conduzida pelo ex-presidente de Nova Odessa, Aureo Nascimento Leite (PMDB) que dirigia o Parlamento até a data, foi eleger a nova diretoria para 2009.

Da eleição, 10 representantes de Legislativo estiveram presentes que elegeram a chapa única composta pelo presidente George Julien Burlandy (PR - Hortolândia), 1º vice-presidente Marco Antonio Alves Jorge (PDT – Americana), 2º vice-presidente Anízio Tavares da Silva (DEM – Santa Bárbara d’Oeste), 1º secretário José do Carmo Reis (PSDB – Arthur Nogueira), 2º Secretário Aurélio José Cláudio (PDT – Campinas) e tesoureiro Rogério Maluf (PDT – Monte Mor).

O presidente eleito George Burlandy já lançou a proposta de formalização de outros Pólos Legislativos dentro do Parlamento. “A proposta da microrregião de Americana é excelente. Agrupa as cidades por regiões geográficas e proporciona maior facilidade de comunicação e de busca por alternativas a problemas comuns”, declarou ele.

Publicado em: 29 de maio de 2009

Publicado por: Renata Pavan