Estudantes apontam barulho e falta de vigilantes como principais reclamações

Em reunião na sexta-feira (29/05), vereadores estudantes reclamam de barulho e falta de vigias nas escolas.

Na segunda sessão do ano, do programa “Vereador Estudante” realizada na manhã de sexta-feira (29/05), no plenário da Câmara, as duas principais reclamações apresentadas referem-se ao barulho perto das escolas e a falta de vigilantes nas unidades de ensino.

Os trabalhos foram acompanhados pelos vereadores Vagner Barilon (PSDB), Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will, e Ângelo Roberto Réstio (PMDB), que contribuíram com algumas explicações.

Ao que se refere ao barulho, os estudantes comentaram sobre os carros de som que passam pelos bairros da cidade, com volume alto e atrapalham o aprendizado. Falaram ainda do problema causado por som alto em bares e padarias localizados próximo as unidade de ensino.

Barilon comentou que fará um levantamento sobre as leis existentes no município que regulamenta esta atividade de carro de som. Quanto ao problema apontado em padaria localizada nas proximidades da escola Alexandre Bassora, no Planalto e na escola Paula Azenha, localizada na Vila Azenha, com denúncias inclusive de jovens que ficam nas imediações fazendo algazarra e usando drogas, o vereador orientou os estudantes a se utilizarem do Disque-Denúncia, através do número 181. “A ligação é gratuita e as pessoas não precisam se identificar”, frisou.

A volta dos vigilantes nas escolas foi pedida por vários estudantes, que enfatizaram como ficam vulneráveis a falta de segurança. A coordenadora da escola Simão Welsh, Nereide Zuanon, que acompanha este projeto, falou da situação de insegurança que vivem neste estabelecimento.

“A escola fica em um local afastado. A noite fica muito escuro, a escola fica praticamente abandonada, tem mato próximo, o local é muito perigoso. Vemos com muita tristeza a dispensa dos vigilantes e pedimos aos vereadores que nos ajudem nisso”, comentou a coordenadora.

Vigia - O vereador Vagner Barilon comentou que os vereadores podem pedir a retomada dos serviços, mas não tem como obrigar a Administração a fazer. “A questão do vigia e vigilante já foi muito discutida nesta Casa”, afirmou. Ele explicou que a Prefeitura tinha um processo para a contratação de vigias e que em nova licitação fez a mesma admissão, porém para o cargo de vigilante, que apresenta um salário maior do que o de vigia. O Tribunal de Contas analisou o processo e contestou a Administração, que teve que romper o contrato. Agora terá que ser feito novo processo para a contratação desses profissionais.

Outros pedidos apresentados pelos estudantes foram: contratação de professor de Educação Física para as escolas, ciclovias, mais lixeiras em vários pontos da cidade, reforma nas escolas Almerinda Delegá Dalben e Adamson Paiva que apresentam rachaduras e buracos, limpeza em áreas localizadas na Estrada São Gonçalo, entre outros.

Esses são os vereadores estudantes eleitos para 2009:

EMEF Alzira Ferreira Delegá

Julia Silva de Moraes Carlin e Stevan Gabriel dos Santos