Novas rampas dão total acessibilidade ao piso inferior da Câmara

Com novas rampas, Câmara tem total acessibilidade em seu piso inferior.

Com a instalação de quatro novas rampas a Câmara passa a ter total acessibilidade em seu piso inferior. A entrega e instalação das mesmas foram feitas nesta segunda-feira (01/06). O custo para a adequação foi de pouco mais de R$ 6 mil.

O prédio já tinha recebido algumas adaptações para atender portadores de necessidades especiais, como nos banheiros. No início do ano, novas adaptações foram feitas com a chegada do vereador Vagner Barilon (PSDB), que é cadeirante.

Por determinação da Presidência, o tablado do Plenário, onde está instalada a Mesa Diretora, foi abaixado. Também foi implantada uma rampa para dar acesso à nova sala do vereador e outra para a sala do presidente José Mário Moraes (PMDB).

Barilon apresentou um projeto à Presidência, para a implantação de novas rampas, nos locais necessários, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além das que dão acesso às salas, foram colocadas outras duas com passagem para o pátio, cozinha e Secretaria.

O vereador explicou que o ângulo das rampas é o mesmo, o que muda é que acima de 19 centímetros de altura a estrutura deve ter corrimão. A inclinação das rampas deve ser de 8%, a cada metro sobe oito centímetros de altura. “A rampa anterior não estava de acordo com as normas, não tinha como subir sozinho, se tentasse a cadeira empinava. A acessibilidade não é só fazer rampas, tem que dar condições do cadeirante se locomover sozinho”, afirmou.

Publicado em: 02 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira