Na semana do Meio Ambiente vereador Will dá início ao programa “Adote uma Árvore”

Nesta sexta-feira, 05 de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o vereador Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will, deu início ao programa "Adote uma Árvore".

O vereador Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will, deu início nesta sexta-feira (05/06), data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, ao programa “Adote uma Árvore”, idealizado por ele. O trabalho consiste em apoiar e dar suporte aos moradores de plantar e cuidar de uma árvore.

O plantio teve início no Jardim São Jorge, mas a idéia é de estender por toda a cidade. Para o desenvolvimento deste programa o vereador conta com o apoio da Prefeitura, através do setor de Parques Jardins, que fornece as mudas e disponibiliza uma equipe para a tarefa.

O vereador acredita que desta forma fica mais fácil das pessoas cuidarem das mudas e ficarem responsáveis pelas árvores. “Nova Odessa sempre foi conhecida como Paraíso do Verde, mas de um tempo pra cá tem perdido esta característica, por isso a idéia deste programa”, frisou Will.

Neste primeiro plantio o morador Geraldo Camondá plantou cinco mudas nas calçadas envolta de duas casas que tem na esquina da Rua Vitória com a Rio de Janeiro.

“Eu gostei muito, aprovei o trabalho do vereador. A árvore dá uma sombra tão gostosa e está tão sem árvores aqui nessa rua. O povo só pensa em arrancar”, comentou o morador.

“Achei a iniciativa muito boa. Antes as pessoas iam ao Bosque e retiravam as mudas, mas estava havendo muitas perdas, desviavam para outros lugares”, comentou o responsável pelo setor de Parques e Jardins, Reginaldo João de Oliveira. “Com o envolvimento dos moradores as mudas tem mais chance de sobreviver. Em área pública as pessoas destroem e nas casas isso é mais difícil de ocorrer”, acrescentou.

Errado – Reginaldo observou ainda que as vezes a pessoa pega a muda e planta em local errado, ou em cima da rede de água ou muito próximo a guia. “Com a equipe da Prefeitura participando fica mais fácil, pois orienta onde é o melhor local, o tipo de árvore ideal para calçada e dá outras informações. Isso termina por incentivar a pessoa a plantar”, ressaltou o vereador Will.

Além deste processo de plantio de mudas, a equipe pretende trabalhar ainda com a extração das árvores que estão condenadas, assim como a retirada de alguns tocos, sempre substituindo por outra árvore.

O Will e seu assessor Jair Rossi vão fazer um trabalho de cadastramento das pessoas interessadas em receber as mudas e fazer o plantio. Os munícipes podem ligar na Câmara no telefone 3466.8866 e falar no gabinete do vereador.

A idéia é fazer o plantio duas vezes por mês, sempre as sextas-feiras. Will busca ainda a parceria com empresas para colocar grades de proteção ao redor das mudas.

Publicado em: 05 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira