Representantes do Sinditec visitam presidente e pedem apoio

Representantes do Sinditec visitaram o presidente José Mario Moraes (PMDB) e pediram apoio para a redução do ICMS no Estado e em questões relacionadas ao transporte.

O presidente do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) Fábio Beretta Rossi, o 1º e 2º tesoureiros Leonardo José Sant´Ana e Antonio Pilotto, visitaram o presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB), na tarde desta segunda-feira (08/06).

O objetivo foi de pedir apoio ao parlamentar em defesa de duas bandeiras que estão sendo trabalhadas pela entidade. Os sindicalistas lutam pela redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Estado de São Paulo e por questões relacionadas ao transporte de trabalhadores.

Durante a conversa o presidente José Mário fez uma análise do quadro das indústrias de Americana e região, que ele acompanhou na última década. Na avaliação dele, Americana “perdeu muito terreno”, principalmente quando se fala de importações e dos coreanos. “A luta de vocês é dura”, frisou.

O presidente do Sindicato, Fábio Beretta, reforçou o comentário. “Hoje a região de Americana é uma forte importadora de produtos asiáticos. Os produtos que vem de fora muitas vezes são mais baratos, porque aqui temos muitos impostos”, explicou.

“O que mata a indústria têxtil no Brasil são os impostos. Compensa importar e vender pela metade do preço”, reforçou o tesoureiro Leonardo Sant´Ana. Os sindicalistas informaram que no Estado de São Paulo o ICMS varia de 12% a 18%, dependendo do produto. No Mato Grosso do Sul a alíquota foi reduzida a 0%, em Sergipe de 17% para 3,5%.

“Nosso objetivo é reduzir a alíquota aqui em São Paulo para 7%”, comentou Antonio Pilotto.

Transporte - Em relação ao outro item, a reclamação é que o transporte coletivo pára longe dos distritos industriais e essa questão deveria ser revista. Sant´Ana comentou ainda que a falta de mão-de-obra em Nova Odessa e Americana faz com que contratem pessoas das cidades vizinhas, o que também é complicado porque, muitas vezes, passam a pagar por duas conduções para um trabalhador.

O presidente da Câmara informou que está para participar de uma audiência com o presidente da Assembléia Legislativa, Barros Bunhoz (PSDB), e vai apresentar esta questão sobre a redução de alíquota do ICMS. “Podemos levar a discussão ao Pólo Legislativo também e iniciarmos estudos para que se levante esta bandeira”, comentou Moraes.

“O Sinditec puxa a fila, mas contamos com o apoio político de vocês”, frisou Beretta.

Publicado em: 09 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira