Professor Adriano volta-se para questões relacionadas com Educação e Saúde

Professor Adriano volta-se para questões relacionadas a Educação e Saúde.

O vereador Adriano Lucas Alves (PSDB), conhecido como professor Adriano, tem feito um trabalho bem focado nas áreas de Educação e Saúde. A constatação pode ser feita com base no material apresentado por ele, através de indicações, moções e requerimentos, neste primeiro semestre. Todas as proposições recebem o apoio e assinatura de seus colegas de bancada José Carlos Belizário e Vagner Barilon.

Alguns dos itens questionados, já houve manifestação por parte do Poder Executivo. É o caso dos assuntos que se referem à obesidade e diabetes nas crianças e programas para lidar com o bulling e síndrome de asperger.

“As questões educacionais me preocupam, quero saber como está sendo gerido. Uma coisa é ter noção, outra é ser capacitado”, comentou o vereador que atua a 17 anos na área de Educação.

Em março, o professor Adriano apresentou um requerimento solicitando informações do prefeito Manoel Samartin (PDT) sobre a existência de projeto voltado as crianças com obesidade, diabetes ou outras doenças decorrentes ou agravadas pela alimentação.

De acordo com o documento a obesidade na infância e na adolescência é um problema nutricional que mais rapidamente cresce no mundo inteiro. É um problema de saúde pública. No Brasil 15% dos jovens estão acima do peso, sendo 5% obesos. O vereador defende a prevenção e prática de atividades físicas para combater esse mal e a escola é apontada como local ideal para isso, pois é onde a criança passa grande parte do dia.

Em resposta ao requerimento, o vereador foi comunicado sobre algumas apresentações de um grupo de teatro que trabalhou com este tema nas escolas. Outra informação recebida é que a Rede não tem um número significativo de crianças com este problema. “É muito relativo isso, pois apresentaram um índice de 10,5% e isso não é significativo? Os casos existentes requerem atenção do setor de Merenda Escolar. Eu vi que no Hospital tem um trabalho neste sentido, mas no Ensino não”, frisou.

Vindo de encontro a esta preocupação a Prefeitura divulgou que no dia 17 de junho professores da Rede Municipal de Educação participam de uma Mesa Redonda com o tema “Como Ajudar uma Criança com Excesso de Peso”. Informou ainda que de acordo com estudos realizados 10,5% dos alunos do Ensino Infantil tem sobrepeso ou obesidade.

O encontro será organizado pelas estagiárias do curso de Nutrição da PUC Campinas, que atuam na Rede Municipal. Tem como objetivo dar subsídios para que os professores mantenham um trabalho contínuo e diário de Educação Nutricional.

Bullyng – O vereador também pediu informações sobre a existência de programas específicos para lidar com o bulling e com a síndrome de asperger nas escolas municipais.

O bulling compreende atos de violência física, moral ou psicológica praticada de forma intencional e reiterada contra uma pessoa ou grupo em situação desigual de poder, causando-lhes sofrimento e dor. São atitudes agressivas usadas para intimidar alguns estudantes.

Já os portadores da síndrome de asperger possuem interesse obsessivo em coisas obscuras, apresentam falhas no entendimento das relações humanas e regras do convívio social. São ingênuas, inflexíveis e apresentam falta de habilidade para lidar com mudanças. Por outro lado, tem inteligência mediana ou acima da média e apresentam memória privilegiada.

Para o vereador Adriano, é imprescindível a inclusão de projetos pedagógicos voltados a conscientizar, prevenir e combater o bulling. E necessário à capacitação dos professores para que possam oferecer cuidados apropriados as crianças portadoras da síndrome de asperger.

Em resposta ao requerimento o vereador recebeu uma Cartilha que trata sobre o bulling e foi informado que as escolas tem feito um trabalho neste sentido com as crianças. Já sobre a síndrome a Rede não tem identificado nenhum caso.

A exemplo disso, a vereadora de Americana Divina Bertalia (PDT) protocolou projeto de lei que tem como objetivo combater a prática de bulling nas escolas públicas e privadas do município.

Publicado em: 12 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira