Câmara inicia discussão sobre Orçamento

Presidente José Mário e alguns funcionários dão início a elaboração do Orçamento da Câmara para 2010. Vereador Vagner Barilon (PSDB) se prontificou a ajudar.

Por iniciativa da Presidência, a Câmara de Nova Odessa, através funcionários dos setores Jurídicos e Contábil, iniciou na manhã desta terça-feira (16/06) uma série de reuniões que vai tratar do Orçamento do Poder Legislativo para o próximo ano. O vereador Vagner Barilon (PSDB) se dispôs a contribuir na parte de cálculos.

O objetivo destes encontros será de abrir as contas da Câmara para o corpo técnico e vereadores, proporcionando um orçamento participativo e definir o valor a ser solicitado a Administração, dentro do que prevê a Lei, para ser utilizado em 2010.

Pretende ainda encontrar o índice de aumento e justificativas em relação ao pedido de verba para o Orçamento e analisar todos os impactos financeiros em relação aos servidores e vereadores, considerando reajuste salarial, de subsídio e a possibilidade de aumento de número de vereadores e consequentemente de assessores.

Ficou definido ainda, em reunião, que o maior projeto da Câmara hoje é a construção de sua sede própria.

Para o presidente da Câmara, José Mário Moraes (PMDB), a primeira reunião aberta sobre o Orçamento 2010 da Casa é um marco na sua gestão. “Estamos compartilhando os dados e informações com toda assessoria técnica para ouvir as opiniões de cada um, antes de finalizar o pedido de verba. Vamos fazer uma previsão com base na lei e nos cálculos desse pessoal que é capacitado para isso”, afirmou.

Será elaborada uma planilha para os vereadores antes de encaminhar o pedido ao prefeito Manoel Samartin (PDT). O presidente acredita que desta forma o planejamento de receitas e despesas vai ficar estritamente dentro do necessário para manutenção do Legislativo e, ainda, proporcionar o início da realização do maior sonho da Casa que é a construção da sede.

Os funcionários, que cuidam da parte técnica, informaram que a Câmara tem apenas oito dotações divididas em: pessoal civil, obrigações patronais, contribuições, outros serviços pessoa física, outros serviços pessoa jurídica, obras e instalações, além de equipamentos e material permanente.

No momento, há uma previsão que o ano se encerre com uma sobra de R$ 600 mil a R$ 650 mil. Porém, estima-se que poderá haver um gasto de aproximadamente R$ 100 mil com o projeto da sede.

O vereador Vagner Barilon (PSDB) ficou de apresentar uma planilha na próxima reunião que tratará deste assunto, marcada para esta quinta-feira (18/06).

Publicado em: 17 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira