Nenê Réstio quer debater impactos com a ampliação do Aeroporto de Viracopos

Nenê Réstio quer debater impactos com a ampliação do Aeroporto de Viracopos. Esta semana, ele e o chefe de serviços Celso Franco participaram de reunião que trata sobre o assunto, em Indaiatuba.

O vereador novaodessense Ângelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê Réstio, participou de reunião na última terça-feira (16/06), na Câmara Municipal de Indaiatuba, onde foi discutido o impacto que poderá ter na região, nos mais diversos setores, com a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ele esteve acompanhado do chefe de serviços Celso Franco.

A discussão foi promovida pelo vereador de Indaiatuba, Bruno Arevalo Ganem, que preside a Comissão de Representação criada com a finalidade de acompanhar todo o processo e resguardar os interesses da cidade.

As palestras foram ministradas por Theodor Knor, comandante da aviação, que falou sobre sua experiência de 30 anos na área, e Wolfgan Krause, secretário do Meio Ambiente do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Eles entendem que a ampliação do Aeroporto afetará de maneira profunda e permanente o modelo de desenvolvimento de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas), com reflexo em todos os municípios que a compõem.

Falaram ainda da fragilidade do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto ao Meio Ambiente), apresentado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e fizeram um apelo para que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente não aprove a licença prévia de ampliação do mesmo.

Os palestrantes informaram que este projeto é do Governo Federal. E a proposta é torná-lo o 1º da América Latina e o 4º maior do mundo. Atualmente o local atende cerca de 1 milhão de passageiros por ano, com a ampliação, daqui a 10 anos, passará a atender cerca de 60 milhões.

Réstio comentou que o governo e investidores passam uma imagem boa, que será um projeto muito bom para a região, pois haverá uma grande movimentação financeira, geração de empregos e outros pontos positivos. Porém, é necessário analisar todos os pontos, principalmente os negativos. “Existe uma preocupação grande, de vários segmentos, em relação aos impactos”.

Debate - O parlamentar pretende trazer esta discussão para Nova Odessa, através da Comissão de Assuntos da Região Metropolitana de Campinas, que ele preside. “Vou sugerir a realização de um debate. Nova Odessa também será afetada, pois está na rota dos aviões. O momento é de se mobilizar. Entendo que 80% é ação política e 20% técnica”.

Segundo ele, a área mais afetada será no entorno do aeroporto. “Está previsto acabar com alguns bairros e colônias. E a preocupação maior é com o meio ambiente. A grande preocupação dos ambientalistas é que será necessária uma terraplanagem de 84 milhões de metros cúbicos”, comentou o parlamentar.

De acordo com o que foi explanado, vão aterrar mais de 50 nascentes, que alimentam o rio Capivari-Mirim, que serve a região. Além disso, haverá um grande prejuízo à fauna e a flora.

Segundo o vereador, outros problemas vêm à tona, como a malha asfáltica que ficará saturada. Também não há projetos de ampliação de rodovias, atendimento de hotelarias, tem ainda o problema do ruído, com a poluição sonora.

Outra questão levantada foi em relação à poluição. Atualmente o local recebe cerca de seis aeronaves por hora, com a mudança passaria a receber a mesma quantidade por minuto. Uma aeronave grande comporta cerca de 100 toneladas de combustível, sendo que 30% se perdem na decolagem e partículas deste material caem. “Vai atingir diretamente a população de Valinhos, esse material é cancerígeno”, frisou Réstio.

“A ampliação causará grandes problemas ao ser humano e nós parlamentares e demais autoridades temos que ficar atentos a isso”, resumiu Nenê Réstio.

Publicado em: 19 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira