Tucanos querem creche dos idosos no município

Os vereadores Adriano Lucas Alves e José Carlos Belizário, ambos do PSDB, visitaram a creche dos idosos na Praia Grande. O objetivo é apresentar projeto semelhante para o município

Os vereadores Adriano Lucas Alves e José Carlos Belizário, ambos dos PSDB, estiveram na Praia Grande esta semana para conhecer o projeto da creche dos idosos e o Espaço Conviver. A creche abriga, alimenta, dá assistência médica e suporte social, durante o dia, a quem tem mais de 60 anos e os filhos trabalham fora. Já o Espaço Conviver oferece vária atividades em um período.

O estabelecimento é mantido pela Prefeitura e trata-se de uma iniciativa pioneira no País.

O objetivo dos tucanos é de apresentar um projeto semelhante para Nova Odessa. “Ficamos encantados com o que vimos, é um trabalho muito gratificante, um local alegre, onde todos estão envolvidos, participando”, comentou Belizário.

“Queremos sensibilizar o prefeito (Manoel Samartin, PDT). Era preciso conhecer para apresentarmos fatos concretos e dizer o que é possível. Pelo que vimos é muito positivo, não tem aspecto negativo nenhum”, acrescentou o vereador Adriano.

A creche atende atualmente 32 idosos, de segunda a sexta-feira, as 8 às 17 horas. O número de atendimento é limitado e tem fila de espera. “Nossa estrutura na creche é para receber esse número. Não temos condições de fazer um bom atendimento para mais de 30 pessoas, esse é o nosso limite”, comentou Vânia Gimenez, presidente do Conselho Municipal do Idoso e chefe da Divisão da Terceira Idade. O Conselho Municipal do Idoso é o órgão que intermédia o atendimento na creche.

Já no Espaço Conviver, que é um outro projeto desenvolvido no mesmo local, recebe diariamente cerca de mais 60 pessoas que se envolvem em diversas atividades. A equipe oferece um calendário com atividades das mais variadas, costura, pintura, bordados, tricô, crochê, jogos diversos, canto, teatro, culinária, ginástica, oração e outros. No total são 2 mil inscritos.

O atendimento no Espaço Conviver é feito em mais três casas no município. A Prefeitura arca com toda a manutenção dos espaços, inclusive os funcionários e conta com o trabalho de muitos voluntários.

A equipe de costura, tricô, crochê e bordado trabalha peças de enxovais para bebês. Todos os meses produzem 40 enxovais que são repassados para o Setor Social e atendem as mães carentes do município.

A diretora social Vera Lúcia Ferraresi comentou que a idéia principal é que os idosos não fiquem isolados em casa. “Esse trabalho ajuda inclusive a tirá-los dos hospitais, dos postinhos. Para eles é muito bom, tem o convívio social e as atividades, se sentem úteis”, comentou.

“A gente percebe a evolução deles, em relação a qualidade de vida. Passam a ter uma auto-estima boa, se integram com os outros”, avaliou a assistente social Maria Aparecida de Freitas Ferreira, que faz um acompanhamento dos problemas dos idosos da creche.

“Pelo trabalho que fazem com a Terceira Idade em Nova Odessa tem tudo para dar certo, seria muito bom que a cidade tivesse um espaço como esse”, finalizou Belizário.

Ao final da visita a presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Del Carmem Padin Mourão esteve na Casa para cumprimentar os vereadores. Ela é esposa do ex-prefeito Alberto Mourão responsável pela implantação do projeto da creche.

Publicado em: 19 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira