José Mário e Gervásio são empossados membros do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ

O presidente da Câmara, José Mário Moraes (PMDB) e o vereador Gervásio de Brito (PDT) receberam posse, como membros do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ para o biênio 2009/2010

O presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB) e o vereador Gervásio de Brito (PDT) receberam posse, como membros do Conselho Fiscal do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para o biênio 2009/2010. A solenidade aconteceu na sede da entidade, em Americana, na manhã desta sexta-feira (19/06) durante a 62ª reunião do Conselho de Consorciados.

Conforme prevê o Estatuto Social, o Conselho é composto por pessoas indicadas pelos Legislativos dos 43 municípios consorciados. Os eleitos foram escolhidos em abril, em votação realizada no Plenário da Câmara de Atibaia.

José Mário ficou como Coordenador dos Agentes de Interlocução, que é a função responsável por gerenciar o trabalho de 18 agentes que cuidam de 11 sub-bacias. Gervásio de Brito foi empossado Agente Sub-bacia do Recanto.

No início dos trabalhos, os membros presentes aprovaram a ata da última reunião e apresentação da proposta do plano de atuação desta gestão. No final, os municípios de Camanducaia e Itupeva assinaram o termo de adesão ao Consórcio PCJ, sendo imediatamente incluídos no rol de membros da entidade.

A pauta da reunião ainda incluiu outros assuntos como a doação de equipamentos à entidade e assinatura de dois protocolos de cooperação técnica com a Secretaria de Recursos Hídricos e com a Agência Nacional de Águas.

Agência - Na ocasião, o presidente do Consórcio e prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini (PT), anunciou a lista de 34 municípios que já possuem lei autorizando o Executivo a participar da constituição da Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

A Câmara de Nova Odessa foi uma das primeiras a aprovarem legislação com este objetivo, no início do ano. “Saio desta reunião satisfeito, porque sempre estivemos representados no Consórcio buscando ações efetiva para a defesa de nossas bacias”, afirmou o chefe do Legislativo novaodessense, José Mário, que foi vice-presidente da entidade nos anos de 97 e 98.

Presenças - O evento foi marcado pela presença do Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Vicente Andreu que, na oportunidade, também representou o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Prefeitos de várias cidades, vereadores e outras autoridades lotaram o espaço destinado aos convidados, totalizando aproximadamente 500 pessoas.

Publicado em: 19 de junho de 2009

Publicado por: Renata Pavan