Consórcio PCJ inaugura Casa Modelo Experimental

O Consorcio PCJ inaugurou a sua Casa Modelo Experimental, que traz conceitos de uso racional da água e energia elétrica. O presidente José Mario e o vereador Gervásio de Brito participaram.

Após a 62ª reunião do Consórcio PCJ realizada na manhã desta sexta-feira (19/06), na sede da entidade em Americana, a entidade inaugurou a sua Casa Modelo Experimental, que traz conceitos de uso racional da água e energia elétrica.

A “Casa Modelo Experimental - Uso Racional de Água e Energia” é uma ferramenta de educação ambiental que servirá para o desenvolvimento de uma série de ações de proteção e conservação dos mananciais da nossa região, além da demonstração de tecnologias visando o uso racional de água e energia.

“Fiquei impressionado com as idéias de reaproveitamento da água e da luz solar de uma forma tão simples e econômica”, comentou o presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes.

Para Gervásio de Brito, o custo elevado da obra assustou no início. “Mas temos que levar em consideração a economia que sistema gera e os benefícios que traz para o meio ambiente, que foram as preocupações principais dos idealizadores”, ressaltou o vereador.

O projeto da casa desenvolveu alternativas para o consumo racional de recursos naturais, através de tecnologias e métodos acessíveis à população, contribuindo para o uso sustentável do meio ambiente, principalmente no que diz respeito aos recursos hídricos. Busca-se com essa iniciativa desenvolver práticas de educação ambiental, através de visitas monitoradas a casa, com expectativa de atender cerca de 400 alunos por semana.

A construção de 190 metros quadrados teve um custo total de R$ 200 mil. Participaram como parceiras na construção e implantação da Casa Modelo as empresas: Ajinomoto, Amanco, Arcelomittal, BSH, CPFL, Consul, Energias Eficiência Energética, Flora Ypê, Guarilux, Invista, Itron, MGD, Micarema-Nuodex, Petrobras, Philips, Roca, Rodhia, Rhodiaco, Soletrol, Sherwin-Willians, USP-São Carlos e Unilever.

Publicado em: 19 de junho de 2009

Publicado por: Renata Pavan