PSDB trabalha com agenda positiva com o prefeito

Os vereadores do PSDB, Adriano Lucas Alves, José Carlos Belizário e Vagner Barilon, discutiram uma extensa pauta na tarde desta segunda-feira (22/06) com o prefeito Manoel Samartin (PDT). A reunião, realizada na Prefeitura, durou cerca de três horas.

O objetivo do encontro foi o de montar junto com a Administração uma agenda positiva, ou seja, trabalhar em projetos que possam trazer melhorias ao município e bem-estar à população. “Fomos discutir com ele (Samartin) porque existem projetos que temos vontade de desenvolver, mas a iniciativa é do prefeito, por isso apresentamos para que analise o que é viável ou não”, explicou Barilon.

Alguns dos itens apresentados foram descartados, outros o prefeito explicou não serem viáveis no momento, porém acatou alguns e se comprometeu a desenvolvê-los. É o caso do projeto “Passeio Livre”, implantado na cidade de São Paulo, que trata da padronização dos passeios públicos, para torná-los acessíveis a todos, inclusive aos portadores de necessidades especiais.

O prefeito achou o projeto bastante interessante e ficou de encaminhar o material apresentado pelos vereadores ao engenheiro Arlindo Donato, para que o mesmo faça um estudo para implantá-lo. “Temos o projeto pronto e tecnicamente correto. Vamos começar a trabalhar para criar uma padronização”, comentou Barilon.

O vereador Adriano apresentou o projeto para a implantação do programa “Creche dos Idosos”, a exemplo do que conheceram na cidade de Praia Grande. O prefeito também gostou da idéia, sinalizou favoravelmente a implantação, porém informou que a Prefeitura está com baixa arrecadação. Mesmo assim se comprometeu a ir até a casa, no litoral, para conhecer e ver como funciona o programa.

“Estamos tentando buscar um caminho bom e produtivo. O objetivo é trazer benefícios efetivos para a população, sem que para isso tenhamos que confrontar o prefeito. É um auxílio”, definiu Adriano.

Eles também falaram da necessidade de instalação da farmácia popular, através de convênio. Esse serviço é oferecido para cidades com mais de 40 mil habitantes. Nova Odessa se encaixa e a Prefeitura se interessa, porém existe uma restrição na lei, o município deve fazer parte dos territórios de cidadania e nisso a cidade não se enquadra. Samartin pediu ao assessor de Convênios, Ben-Hur Gomes, para que reveja a intenção e reafirme o pedido.

Queijos - Outro assunto abordado refere-se ao incentivo as pequenas queijarias. Os vereadores explicaram que mesmo o pequeno produtor deve ter uma veterinária responsável, o que não é possível para a maioria deles, devido ao custo. Uma sugestão apresentada é que siga o exemplo do que foi feito em Leme, através de uma lei, que autoriza a profissional da Prefeitura a fiscalizar e acompanhar esta produção. Com isso, a exigência é que o produto seja comercializado apenas na cidade, desta forma tira a produção da informalidade e garante-se a qualidade.

Belizário pediu ainda solução para uma mina que atrapalha as atividades no campo de futebol do Jardim Planalto. “O prefeito comentou que vai ver a possibilidade de drenar, mas isso depende de autorização dos órgãos competentes, ou vai recuperar. Ele ficou de ouvir o pessoal técnico da área”, comentou o vereador.

Samartin pediu que os vereadores encaminhem alguns projetos autorizativos, sobre assuntos que trataram, depois ele reenvia para a Câmara e desta forma não fere o vício de iniciativa. Essa orientação é para o Consaúde, que é um consórcio na área de saúde com os municípios vizinhos; o que trata sobre o Promuno – Programa Municipal de Bolsa de Estudo de Nova Odessa e o que dispõe sobre a colocação de urnas em farmácias para a coleta correta de medicamentos a serem descartados.

“A reunião foi realmente proveitosa, acredito que terão outras. O prefeito segurou alguma coisa, tirou da pauta, mas o importante é que nos ouviu e deve atender algumas das reivindicações em prol da comunidade”, reforçou Belizário.

“Foi boa, muito produtiva. Mas temos mais assuntos ainda para serem colocados em pauta”, analisou Barilon. O vereador comentou que um dos pontos que gostou no encontro é que o prefeito checava imediatamente, junto a sua assessoria, qual a solução para cada item apresentado.

Além dos três vereadores e prefeito, participaram da reunião o assessor de Indústria e Comércio, Dimas Starnini, o assessor para convênio, Ben-Hur Gomes e por telefone a coordenadora do Meio Ambiente, Daniela Fávaro.

Publicado em: 23 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira