Debate garantiu permanência dos alunos no Dante e vinda de ETEC para o município

O debate realizado na noite desta quarta-feira (24/06), na Câmara, foi decisivo para garantir a permanência dos alunos na Emef Dante Gazzetta e a vinda da Etec para o município.

O debate realizado na noite desta quarta-feira (24/06) na Câmara de Nova Odessa foi decisivo para garantir a permanência dos alunos que hoje estão matriculados na Emef Dante Gazzetta, até a conclusão de seus cursos, e a vinda da Etec (Escola Técnica) para o município.

“Os pais estavam muito preocupados, no debate foi enfatizado várias vezes que os estudantes do Dante não serão transferidos. Também ficou claro que o município não vai perder a Etec por falta de espaço, pois a Administração já divulgou que alugou um prédio para esta finalidade. Só houve ganhos”, frisou Adriano Lucas Alves (PSDB), autor do requerimento que definiu o debate e mediador do mesmo.

Ele acrescentou que fez questão de manter a discussão, pois ainda havia rumores que os alunos do Dante poderiam ser transferidos. “Essa questão agora está encerrada. O Dante continua com suas atividades normais, só passará por reformas”, afirmou.

Logo após a abertura, Adriano autorizou a participação da população. Várias pessoas fizeram questionamentos. Participaram da Mesa Diretora, além do vereador, o coordenador de Educação, Assis das Neves Grillo; o representante da Etec, Guilherme Mancini, cinco munícipes representantes dos pais de alunos da escola Dante Gazzetta e Jean Lucas Costa, presidente do Educaceno.

O coordenador de Ensino, Assis das Neves Grillo, explicou que o prédio da escola Dante é cedido e que a Administração não pode fazer grandes mudanças, mas, informou que o mesmo passará por reforma. “O Dante vai continuar no prédio, mas vamos fazer intervenções, como no Bem-Ti-Vi que precisa de reformas no telhado. Temos que adequar e ver a clientela do Dante, muitos alunos vem de longe”, comentou o coordenador que defende que os alunos devem freqüentar as escolas mais próximas de suas casas.

Alguns pais reclamaram que com toda a polêmica de transferir os alunos do Dante para ceder lugar a Etec, as autoridades esqueceram do transtorno que causariam as crianças.

Etec - Em relação a Etec que está vindo para o município, a mesma deixa de ser uma extensão de Americana, para ser uma escola de Nova Odessa. O coordenador explicou que o município não tem recursos no momento para a construção do prédio, por conta disso o prefeito Manoel Samartin (PDT) optou pela locação de um imóvel na Avenida Ampélio Gazzetta, no Distrito Industrial Harmonia. O anúncio foi feito na última terça-feira (23).

O vereador Vagner Barilon (PSDB) fez vários questionamentos a respeito da vinda da nova escola e o porque da Administração não ter definido um local para abrigá-la antes, uma vez que o contrato foi firmado em 2008. “Não entendo como a Administração foi pega de surpresa se já existia até equipamento comprado para a escola”. Assis explicou que estavam em um processo de busca para um imóvel adequado.

Guilherme Mancini, representante da Etec, comentou que a idéia é criar junto aos cursos técnicos um ensino médio regular. “É fato, nossa escola tem alto índice de empregabilidade. O que se busca é uma aproximação das empresas e que o ensino seja levado muito a sério”, frisou. “O que eu posso dizer é que tem um empenho político grande para que a Etec permaneça em Nova Odessa”.

Para a construção do prédio da Escola Técnica a Administração disponibilizou uma área no Jardim Santa Luiza. Existe um projeto de 6 mil metros quadrados de área construída, com 12 salas de aula e 16 laboratórios. O prazo para a construção é de três anos, até o final de 2011 o prédio que abrigará a escola deverá estar pronto.

Os vereadores Antonio José Rezende (PDT), líder do prefeito, e Gervásio de Brito (PDT), parabenizaram a atitude da Administração que resolveu o impasse, confirmando a vinda da Etec sem a necessidade de transferir os alunos da escola Dante.

Cerca de 50 pessoas entre pais de alunos e autoridades estiveram presentes no debate.

Publicado em: 25 de junho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira