Câmara terá solenidade para homenagear ex-combatentes de 32

Na próxima quinta-feira, dia 09 de julho, haverá uma solenidade na Câmara para homenagear os ex-combatentes novaodessenses que atuaram na Revolução Constitucionalista de 1932.

Por determinação do presidente José Mario Moraes (PMDB) haverá uma solenidade, na próxima quinta-feira, dia 09 de julho, em frente a Câmara Municipal de Nova Odessa, às 8 horas, para prestar homenagens aos combatentes novaodessenses que atuaram na Revolução Constitucionalista de 1932. “Nosso objetivo é lembrar desses homens que lutaram por nosso país”.

O presidente também apresenta nesta segunda-feira (06/07), durante a sessão ordinária, Moção de Congratulação com os soldados constitucionalistas e seus familiares. “Queremos homenagear os bravos combatentes de Nova Odessa, 13 soldados, e relembrar este importante fato histórico, que marcou a memória do nosso povo”, frisou o presidente.

O evento da Câmara será realizado com vereadores e funcionários, é também aberto à população. Será feito o hasteamento das bandeiras, o presidente fará uso da palavra e entrega simbólica de cópia da Moção de Congratulação aos familiares dos soldados que estiverem presentes.

História - O dia 09 de julho marca o início da Revolução, é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 32 como sendo o maior movimento cívico de sua história. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

A Revolução de 1932 ou Guerra Paulista foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro, daquele ano. Na época, o Estado de São Paulo visava à derrubada do Governo provisório de Getúlio Vargas e realizar a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Foi uma resposta paulista a Revolução de 1930, que acabou com a autonomia que os estados gozavam durante a vigência da constituição de 1891; impediu a posse do governador de São Paulo, Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luis, Governador de São Paulo de 1920 a 1924.

No total foram 87 dias de combate, com um saldo oficial de 934 mortos. Muitas cidades do interior de São Paulo sofreram danos devido aos combates. A participação dos combatentes de Nova Odessa no conflito foi intensa e marcante, com a participação de 13 soldados: Aristeu Valente, Benedito Camargo, Faustino de Moraes, Francisco de Souza, Joaquim Rodrigues Azenha, Martholindo Teixeira Filho, Roberto Whitehead, Shano Jorge Sprogis, Theodomiro Delega, Alberto Bartolo, Antonio Prado, Eduardo da Silva e Fausto Moraes.

Publicado em: 06 de julho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira