Tucanos visitam hospital administrado pelo Consaúde em Pedreira

Os vereadores Adriano Lucas Alves e José Carlos Belizário (PSDB) visitaram o Hospital de Pedreira, administrado pelo Consaúde. O objetivo é apresentar o projeto ao prefeito e ver a possibilidade de implantá-lo no município.

Os vereadores Adriano Lucas Alves e José Carlos Belizário (PSDB) estiveram na manhã desta terça-feira (14/07) visitando o Hospital e Maternidade Humberto Piva, de Pedreira, que é administrado pelo Consaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

O objetivo principal da visita foi conhecer o funcionamento do Conselho, com o intuito de apresentar o projeto ao prefeito novaodessense Manoel Samartin (PDT). “A idéia inicial era conhecer e achamos a proposta bastante interessante, só vimos pontos positivos. Mostra um resultado satisfatório em pouco tempo”, afirmou Adriano.

Esse Consórcio, cujo hospital está localizado em Pedreira, agrega ainda as cidades de Arthur Nogueira e Santo Antonio da Posse. E até o último mês de março, fazia parte também a cidade de Holambra. Trata-se de uma empresa privada de direito público, são auditados pelo Tribunal de Contas do Estado.

O Consaúde foi formado há três anos, com essas cidades, e os pacientes são atendidos mediante o encaminhamento do Pronto-Socorro ou das unidades básicas de saúde de cada município. O gestor, Fernando Fiori de Godoy, informou que o pagamento é proporcional ao atendimento de cada cidade, quem usa mais, paga mais. “Estamos bastante satisfeitos com os resultados. Recentemente a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma pesquisa que classificou o nosso atendimento acima da média estadual”, comentou Godoy.

O hospital tem uma Semi-UTI e atende baixa e média complexidade, como cirurgia geral, ortopedia, traumas, maternidade, cirurgia ginecológica, pediatria e clínica médica. O Consórcio oferece ainda ônibus gratuito, com ar condicionado e direito a um acompanhante. Esse transporte faz o trajeto pelas cidades que participam do programa quatro vezes ao dia, sendo duas idas e duas voltas. Somando os pacientes das três cidades, o Consaúde atende cerca de 100 mil habitantes.

Tem ainda a consulta de particulares e o dinheiro que arrecadam com este serviço é revertido para a capacitação de funcionários. Tudo o que é comprado pelo Consaúde é rateado entre as cidades participantes e consta como sendo investimento. O grupo está para abrir um CEO – Centro de Especialização Odontológica, em Arthur Nogueira. Também trabalham para ter uma Agência Transfusional, no hospital de Pedreira.

O gestor apresentou números em relação a atendimento de cada serviço e sobre os repasses. “Com o trabalho que fazemos conseguimos desafogar o hospital da Unicamp também. Para a formação e manutenção do Consaúde é preciso de força política”, salientou.

O diretor clínico Paulo César Madi informou que este hospital estava desacreditado e depois de todo este período trabalhando hoje tem um nível de aceitação hospitalar muito bom. “O grande salto do Consórcio é equalizar gastos e dividir custos, sem falar na melhora do atendimento”, finalizou.

“O Consaúde tem tudo para dar certo em Nova Odessa, mas não depende da gente e sim do Executivo. Pelo que vimos é uma forma de aproveitar melhor o dinheiro empregado”, definiu o vereador José Carlos. “Vamos apresentar um relato do que vimos ao prefeito e ver como ele se posiciona em relação a isso”, concluiu o vereador Adriano.

Publicado em: 15 de julho de 2009

Publicado por: Marineuza Lira